Exposição “Língua Solta” no Museu da Língua Portuguesa

Sinopse

O primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa abre as portas com a exposição temporária “Língua Solta”, em cartaz até outubro.

Com curadoria de Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, a mostra traz 180 obras de arte popular e erudita de diversos estilos e cantos do país.

Fotografias, pinturas, instalação de vídeo, entre outros objetos, abordam diversos aspectos do uso da palavra como elemento central da construção artística.

Clique no link na e fique de olho na disponibilidade ingressos.https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/…/horarios…/

Ah, não esqueça a máscara, viu, porque por aqui estamos seguindo os protocolos sanitários para evitar o contágio pelo coronavírus.

A faixa etária para visitar a exposição “Língua Solta” é de 12 anos.Fotos: Ciete Silvério

Exposição temporária Língua Solta (2021) / Foto de Divulgação: Museu da Lingua Portuguesa

Conheça a História do Museu

Preste atenção à diversidade do português, considere-o um elemento básico da cultura e aproxime-o dos falantes de línguas de todo o mundo. Foi com estes objectivos que nasceu o Museu Português que, após a reconstrução do edifício da Estação da Luz, teve o mesmo objectivo de renascer em 2021.

O museu abriu ao público pela primeira vez em 2006 e escolheu como local a cidade de São Paulo, que tem o maior número de falantes de português no mundo.

A Estação da Luz é um dos principais canais de chegada de imigrantes ao País. Hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre diversas culturas e classes sociais, abrigando sotaques de todo o Brasil.

Por ter como tema patrimônio imaterial, o museu utiliza tecnologia e suporte interativo para construir e expor seu acervo.

A criação e reconstrução do museu conta com uma equipa profissional multidisciplinar, composta por sociólogos, museólogos, especialistas e artistas portugueses.

De 2006 a 2015, além de cursos, palestras, debates e exposições de arte, foram mais de 30 exposições temporárias.

Entre as homenagens da mostra, além de cantores e compositores, estão Clarice Lispecte, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Ruben Braga, Guimarães Rosa, Agustina Bessa-Luis e Gilberto Frey Escritor Kazuza.

Após cinco anos de intensa reconstrução e reimplantação, o museu será reaberto em 2021 com tecnologia atualizada e exposições. O encerramento no final de 2015 foi provocado por um trágico incêndio que destruiu o museu.

No entanto, a aliança entre o governo e o setor privado permitiu que essa obra fosse lançada rapidamente e entregue ao público em julho de 2021.

Texto: Museu da Lingua Portuguesa

Foto de Capa: fundação Roberto Marinho

Read Previous

Masp convida para palestra gratuita online

Read Next

Caixa Cultural convida para Oficina online e gratuita

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *