Exposição gratuita: Cidadania Negra Antirracismo no Memorial da Resistência

Data: até 14/05/2023

Valor: Gratis

Local: Memorial da Resistência

A exposição “Memória do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência” traz ao público do Memorial da Resistência de São Paulo um panorama da história da luta pelos direitos da população negra no estado de São Paulo ao longo mais de um século, abrangendo o período de 1888 até o período atual.

Ao convidar o sociólogo e autor Mário Medeiros para a curadoria da exposição, o memorial transforma o espaço museológico em um espaço de leitura e referência para abrigar uma ampla gama de pesquisas que reúnem fotografias, cartazes, jornais, documentos de repressão, manifestos e expressões artísticas do Brasil Uma luta protagonizada pela população negra, desde suas origens tem sido uma das maiores forças competitivas de repressão e violação de direitos humanos na história de nosso país.

A exposição foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados como Black Coalization for Rights, revista O Menelick 2º Ato, Capulanas Cia de Arte Negra e Ilú Obá de Min, além de arquivos e acervos da cultura negra. AEL – Unicamp, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Pinacoteca do Estado, Memorial da Resistência e Condephaat.

Entre muitas outras vozes, Memórias do Futuro revela a continuidade e persistência das associações negras em suas formas de resistência ao longo dos anos.

Fonte e texto: Memorial da Resistência

Arte Educador/Circo – Poiesis