ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Exposição de José Damasceno na Pina Estação

A Pinacoteca de São Paulo inaugurou em abril a exposição José Damasceno: Moto-contínuo, em cartaz na Pina Estação.  A mostra tem curadoria de José Augusto Ribeiro e reúne, pela primeira vez, um número expressivo de obras que contemplam desde o início da trajetória do artista, em 1989 até 2021. O artista carioca é bastante inserido no circuito internacional de arte contemporânea e é reconhecido pelas múltiplas linguagens com as quais trabalha, pelo tamanho das peças que produz e também pelo caráter reflexivo de seus trabalhos.

Obra “Snooker” na exposição José Damasceno: Moto-contínuo.
(Catraca Livre/Pedro Motta)

A exposição é composta por cerca de 80 obras, cinco delas inéditas e 40 apresentadas pela primeira vez em São Paulo. Ao visitar a mostra, o público encontrará esculturas, desenhos, instalações e fotografias, que se reportam ao cinema, à música, ao teatro, à arquitetura e ao próprio campo da arte. Grande parte desses trabalhos pertence hoje a coleções públicas e particulares do Brasil e do exterior.

Conforme o curador José Augusto Ribeiro: “As obras têm uma presença física importante e se pronunciam no espaço com força, com energia. São visualmente atraentes e são, ao mesmo tempo, reflexivas, enigmáticas. Sugerem sentidos múltiplos e incongruentes e mobilizam faculdades diferentes da percepção do observador”.

Obra “Trilha Sonora” na exposição José Damasceno: Moto-contínuo.
(Catraca Livre/Pedro Motta)

A mostra fica em cartaz até o final de agosto na Pina Estação. A entrada é gratuita, porém é preciso reservar o ingresso pelo site da instituição ou pelo link disponível abaixo.

O quê: Exposição José Damasceno: Moto-contínuo

Quando: De 24 de abril a 30 de agosto

Onde: Pina Estação (Endereço: 4° andar Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia)

Quanto: Gratuito mediante reservas pelo link: https://estacaopinacoteca.byinti.com/#/ticket/eventInformation/UN7UCYaTQzTxhxw2BDgS

Mais informações: http://pinacoteca.org.br/programacao/jose-damasceno-moto-continuo/

Imagens: Catraca.

Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Rittieli Quaiatto

Read Previous

Museu de Arte Sacra disponibiliza caderno de desenho para colorir

Read Next

“Pina Abre Processo Seletivo Para Operador De CFTV”

Deixe uma resposta