EX Future and Science: o museu dos robôs humanóides

Em 2016, o serviço de streaming HBO Max lançou uma série que alcançou proporções enormes devido não só à produção cinematográfica, como também ao roteiro. Westworld trata de um parque de diversões temático e futurístico para adultos. O espaço reproduz um Velho Oeste, bem clichê, mas povoado por robôs. Mas aí é que está: o diretor executivo do parque programou esses androides para que eles pensassem que são humanos e que aquele é o mundo real. Sendo assim, os visitantes podem fazer o que bem entenderem lá dentro, pois não há regras e nem leis. No entanto, claro, uma atualização no sistema apresente problemas com a inteligência artificial. Com inspiração em Westworld, criou-se um novo museu na China: o EX Future and Science Museum.

Localizado na cidade de Dalian, o museu EX Future tem em exposição robôs que venderiam como protótipos de inteligência artificial ao redor do mundo. Eles foram produzidos através de um scanner que reproduz qualquer pessoa através de uma impressora 3D: as veias, os pelos, as cicatrizes, tudo fica presente no androide! Mas nem só de humanos “comuns” o acervo se compõe. Alguns famosos também ganharam suas versões com pene de silicone biônico, como Albert Einstein e Steve Jobs.

Durante a pandemia do Covid-19, funcionou no EX Future and Science Museum um centro de testagem da doença. Então, quando as pessoas chegam ao local, a recepção era feita pelos robôs, que passavam recomendações de saúde e as orientavam aos espaços para realização dos testes. Será que o Westworld está se tornando real? No video abaixo de divulgação da instituição, é possível ver os androides em exposição.

Fonte: Canal do YouTube EX Robot

Museu do Café – Analista Educativo Júnior