Espanhol compra casa e encontra construção renascentista do século 16 durante reforma

Juan e seus pais na frente do pórtico encontrado – Divulgação/Juan Francisco León Catena

Durante uma reforma em sua casa recém comprada, em Úbeda na Espanha, Juan Francisco León Catena foi surpreendido com uma segunda construção, omitidas pelas paredes da sua residência. “Começamos pelo sótão, o primeiro local onde o descobrimos e depois, andar por andar, foram aparecendo em toda sua extensão”, explicou Juan ao site “Sputnik Mundo”. “Não era algo pequeno, mas uma estrutura de 11 metros de altura”.

Ciente que existia algo diferente naquela edificação, Juan decidiu entrar em contato com uma empresa especializada em patrimônios históricos. Foi aí que descobriu que a obra oculta pela sua nova casa se tratava da parte da fachada da antiga igreja do Santíssimo Sacramento, construída em 1347 e autorizada pelo próprio Papa da época. E, além desta grande descoberta, também ficou ciente que esta situação deveria lhe render uma bonificação, já que na constituição espanhola há a Lei do Patrimônio Histórico, que determina uma recompensa em dinheiro para todo achado arqueológico acidental.

Agora, após quatro anos de lutas judiciais, o proprietário espera por seu prêmio e pelo fim das explorações arqueológicas na estrutura, para que possa transformá-la em algo “que todos possam desfrutar”, como “um restaurante ou prédio de apartamentos”. “Nos disseram que não deveríamos tocar em nada e fizemos isso. Tudo permanece tal como estava no dia de seu descobrimento”.

Luciana Sodré

Read Previous

Museu da Imigração- SP contrata: Analista de Tecnologia da Informação Júnior

Read Next

ONG (Zona Sul) contrata: Gestor Administrativo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: