Já falamos bastante por aqui sobre personalidades importantes indígenas de todos os tipos. Assim como também já trouxemos contribuições interessantes sobre o debate da fotografia como arte. Então por que não juntar as duas coisas e falar sobre o fotógrafo Edgar Kanaykõ?
Pois é, nós do Click Museus iremos trazer para você neste momento uma das principais autoridades da fotografia do país. E que também é um idígena de Etnia Xakriabá.
Vamos conferir um pouco sobre este incrível profissional?
Vida e Obra de Edgar Kanaykõ – Fotógrafo da Etnia Xakriabá
Talvez você não tenha ouvido falar ainda do povo Xakriabá, entretanto esta é uma etnia de origem do estado de Minas Gerais.
O nosso personagem em questão não só é um profissional da arte da fotografia, mas também é um mestre em antropologia formado pela UFMG.
Seu principal foco como profissional é trabalhar com a área da Etnofotografia. Se você não sabe o que é isto, não se preocupe, nós explicamos.
Etnofotografia é um dos meios de se registrar os aspectos principais da cultura e da vida de um povo.
Ele utiliza a sua arte para mostrar aos outros o que de fato é o povo indígena. Então, enquanto trabalha, busca o quadro perfeito para representar toda uma cultura da maneira mais fidedigna possível para seus conterrâneos.
Durante a 9ª primavera dos museus brasileiros, a UFMG promoveu uma exposição virtual da obra do profissional. E muitos dos trabalhos podem ser conferidos clicando aqui.
Recentemente também é possível encontrar seu registro do encontro de indígenas Maori e Xavante. Duas tribos que são separadas por grandes oceanos.
Você também pode conferir mais dos principais trabalhos do artista aqui neste link.
Então é isso, esperamos que você tenha encontrado informações valiosas aqui. Mas se quiser um pouco mais de instruções, estamos à disposição nos comentários, ok?
Até a próxima!
Foto de capa: Universidade Federal de Minas Gerais