ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

CASA FIAT DE CULTURA LANÇA E-BOOK SOBRE LAMBE-LAMBES, RESULTADO DA PARCERIA COM O MIS-SP E A PREFEITURA DE BH

E-book reúne fotografias e textos que fizeram parte da exposição
“Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe”

banner e-book

Em celebração ao Dia da Fotografia, a Casa Fiat de Cultura lança, no dia 19 de agosto, o e-book “Fotógrafos de Rua em Belo Horizonte e São Paulo”. O material cria um diálogo entre Belo Horizonte e São Paulo por meio do ofício de lambe-lambe, que é Patrimônio Cultural Imaterial em algumas cidades brasileiras, e conta com imagens e textos que fizeram parte da exposição “Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe”, realizada em 2020, pela Casa Fiat de Cultura, em parceira com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP).

Nessa publicação digital, são apresentados conteúdos da exposição do MIS-SP “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970” e do livro “Fotógrafo Lambe-Lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte”, de 2011, da Prefeitura de Belo Horizonte. A história e a cultura dessas duas cidades são apresentadas por meio dos olhares singulares desses fotógrafos de rua. Se na capital paulista eles não existem mais, na capital mineira o ofício de lambe-lambe é um Patrimônio Cultural, reforçando a sua importância simbólica para a história individual e coletiva da cidade. O download gratuito poderá ser feito no site da Casa Fiat de Cultura, em: https://bit.ly/EbookLambeLambe.

Lançamento do e-book tem concurso cultural

Para marcar o lançamento virtual da publicação, será realizado um concurso cultural. O participante deve fazer a inscrição na página de download e seguir as regras de participação para concorrer a uma vaga para o curso completo, com cinco módulos, de “História da Arte – da Arte rupestre à Arte dos séculos XVIII e XIX”, desenvolvido pelo MIS-SP e ministrado em plataforma online.

O lançamento do e-book será realizado na Semana do Patrimônio, que conta ainda com outras iniciativas, como a exposição “As Praças [In]visíveis”, com temáticas relacionadas ao patrimônio cultural, artístico e arquitetônico da Itália; o Ateliê Aberto “Brasilidades: Inspiração Marajoara”, que propõe atividades práticas e fica disponível a partir de 13 de agosto, no YouTube da Casa Fiat de Cultura; e a Formação de Professores “Arte da Fibra na Sala de Aula”, que reafirma a força dessas expressões mineiras para a cultura do estado. As aulas vão ao ar nos dias 26 e 31 de agosto, também no YouTube

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoliberdade.mg.gov.br

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura tem um importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar exposições de prestígio e relevância cultural. A programação incentiva o público a interagir com diversos movimentos artísticos e linguagens, desde a arte clássica até a digital e contemporânea. Mais de 60 mostras já foram expostas na instituições, que já recebeu nomes como Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila e Portinari. Já são 15 anos de programação diversificada, com música, palestras, residência artística e o Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

Read Previous

Casa das Rosas oferta curso gratuito: Brasil Indígena

Read Next

Palestra Poder e História, na Casa Fiat de Cultura

Deixe uma resposta