É importante falar sobre racismo nas instituições escolares

Devemos inserir o debate sobre racismo nas instituições escolares, em salas de aulas, seja por meio de palestras, oficinas, seminários, ou durante o ato pedagógico em si (aula) é uma discussão necessária, com a finalidade de orientar os estudantes, os pais e a sociedade em geral na intenção de combater preconceitos e discriminação. Ressalto ainda que para essas discussões se tornarem possíveis no nosso cotidiano, é preciso que educadores/as vejam como prioritária essa temática, abordando de forma crítica, proporcionando debates esclarecedores, capazes de despertar nos indivíduos diferentes opiniões e novas formas de enxergar a realidade social contemporânea.

O racismo no Brasil é estrutural, emergiu ao longo da construção histórica e social brasileira que teve início a partir do século XVI com a chegada dos portugueses durante o processo de colonização e escravização dos povos indígenas e negros; mesmo com o passar de vários anos o sistema dominante continua criando condições de desigualdades para que determinados grupos sejam discriminados.

Fonte: FREEPIK, 2021

Cicera Luziana Morais Pinheiro

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (2017). Atualmente cursa as especializações de Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura e gênero na missa do vaqueiro no município Serrita/PE.

Senac São Paulo contrata Analista de Sistemas Pleno

Conheça a fotógrafa Thais Andressa