Documentário online sobre Clementina de Jesus

O documentárioClementina de Jesus – Rainha Quelé”, conta a história de mulher negra, pobre, empregada doméstica e neta de escravos.

Filha de capoeirista, e descendente da nação Banto, fora criada ouvindo sua mãe contar jongos, corimás, lundus e cantos de reisado de folias, o que teve grande influência em suas apresentações.

A cantora Clementina de Jesus no traço de Elifas Andreato — Foto: Elifas Andreato / 1979

Clementina de Jesus acompanhou o surgimento da escola de samba Portela e iniciou sua carreira aos 62 anos, cantando em bares do Rio do janeiro acompanhada, esporadicamente, por Pixinguinha, João Bosco, entre outros.

Sempre fora recebida com muita admiração em todos os festivais que participou, inclusive com plateias internacionais.

Por Desconhecido – Arquivo Nacional, Domínio público, Wikipedia

Premiado 23 vezes, o documentário de 56 minutos dirigido por Wertinon Kemes e roteirizado por Míriam Cris Carlos, faz um breve panorama sobre a carreira da cantora que gravou 11 discos ao longo da sua jornada. Clementina faleceu em 1987.

Por Fonte, Conteúdo restrito, wikipedia

Fábrica em Campo Grande volta a produzir azulejos

Memorial da População Negra se torna Lei em SP

• Não consegui entender como faço pra assistir

• Este site é realmente fascinante. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes.

• É uma alegria ver um documentário online dedicado à vida e à arte de Clementina de Jesus. Sua voz poderosa e sua contribuição à cultura afro-brasileira merecem ser celebradas. Uma oportunidade imperdível para conhecer e se encantar com sua jornada única e inspirada.

• Que ótima notícia! Um documentário online sobre Clementina de Jesus é uma homenagem merecida a essa incrível artista e guardiã da cultura afro-brasileira. Sua música e legado merecem ser celebrados e compartilhados com o mundo. Uma oportunidade incrível de conhecer e se inspirar em sua história.

• Que emocionante ter um documentário