“Degas” no MASP de graça toda quarta-feira

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurou a mostra Degas, que traz um diálogo entre a obra de 76 artistas franceses e fotografias inéditas da artista Sofia Borges. Até 1º de agosto de 2021, serão exibidas 73 esculturas em bronze, dois desenhos e uma pintura. A reinterpretação do fotógrafo parte da escultura de Edgar Degas (1834-1917).

Crédito da Imagem: Masp

A propósito, a figura central da exposição é uma dançarina de 14 anos que é imortal em uma pequena escultura de bronze (1880) – ela também posa nua para Degas, o que gerou críticas ao artista sobre a relação entre os pobres bailarinos do teatro, já que eles se prostituem para complementar a renda familiar. De qualquer forma, quando foi exposta pela primeira vez em 1881, a menina causou um escândalo porque a escultura era baseada em cera, usando um tutu real e cabelo real, como uma escultura hispânica do século 16 ou um presépio de Nápoles.

O agendamento online é obrigatório para a visita à exposição, inclusive para as terças gratuitas, pelo link masp.org.br/ingressos. De 25/11 a 30/12, todas as quartas-feiras também terão entrada gratuita. Ingressos: R$ 45 (entrada); R$ 22 (meia-entrada).

Senac libera cursos de Turismo on-line e gratuito

Faça uma viagem sonora nas paisagens de Tarsila do Amaral