Auíri Tiago caiu aqui na Terra, para experimentar ser humano, Latino Americano, Brasileiro, Norte Mineiro, nascido em Montes Claros com seus 33 anos, vive entre os Brasis estudando de maneira quase que antropológica as diversas identidades que aqui se fazem. Formado em Letras, especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFMG; mestre em Educação Internacional pela Universidade da Flórida, escreveu 7 livros.
Começou a pintar durante a pandemia e se dedicar de maneira visual e sentimental com a ancestralidade do povo brasileiro. Inspirado em obras de autores como Kaká Werá, Darcy Ribeiro, Milton Santos e outros, estuda e transfere as narrativas orais que encontra nas viagens de pesquisa e exploração pelo Brasil para as pinturas que hoje fazem parte da sua forma de expressão. Acredita no resgate da memória e história do seu povo para a resolução dos problemas atuais.
As telas repletas de elementos/símbolos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples. As cores e o grafismo indígena bastante presente em suas produções partem dos símbolos ancestrais que acessou no Pará e Piauí (Marajoaras e Serra da Capivara) para uma ressignificação de elementos filosóficos, religiosos e culturais presentes nas culturas regionais do Brasil.
As formas geométricas também são referências para pensar um movimento dentro da arte que se chama POP ARTE, mas aqui apropriado com um objetivo: abrir um acesso para todos (popularmente falando) quanto ao resgate da nossa cultura identitária latina sulamericana. Dedicado ao estudo indígena, visita comunidades de povos originários para registrar informações e aldeiar a cidade grande. Agora graduando em Ciências Biologia, já percorreu o mundo e hoje mora alguns dias do ano em uma casinha no meio do mato desfrutando do seu ano sabático e longe da tempestade urbana. Aprendeu pintar e descobrir as insignificâncias do mundo em seu quintal.
Como nem todos encontram uma oportunidade para divulgar seus trabalhos, o Click Museus decidiu abrir um espaço para os artistas do Brasil, aqui no site e nas nossas redes sociais. Ficou interessado? Divulga a sua no LINK