Conheça o Dadaísmo e suas principais obras

O Movimento Dada, ou simplesmente Dadaísmo, é um movimento artístico que iniciado durante a Primeira Guerra Mundial, a partir do surgimento do chamado Cabaret Voltaire em 1916. Este movimento era composto por artistas que rejeitavam a razão, a lógica e a estética exigida pela sociedade capitalista. A arte criada por eles abrangia a mídia visual, literária e sonora, sempre guiados pelo absurdo, irracionalidade e protestos antiburguêses.

Abaixo estão algumas obras icônicas que caracterizam esse movimento artístico:

Fountain by Marcel Duchamp, 1917, Tate

Fountain é uma obra de Marcel Duchamp é considerada uma das peças de arte mais icônicas do século 20. Embora a peça original de 1917 não exista mais, uma réplica de cerâmica foi criada em 1964. É um dos primeiros exemplos de esculturas ‘lowbrow’ ou ‘readymade’, que são compostas a partir de objetos encontrados. Duchamp apresentou a escultura ao Salão de Paris, mas ela foi rejeitada por não ser considerada arte.

LHOOQ é outro exemplo famoso de escultura “pronta” de Marcel Duchamp. Foi criado a partir de um cartão postal barato da Mona Lisa de Leonardo da Vinci (1503-06), no qual o artista desenhou um bigode e um cavanhaque. A peça apresenta elementos de sátira, rejeitando a estética da ‘arte erudita’. O título da peça também é satírico, já que LHOOQ, quando dito em francês soa como ‘ Elle a chaud au cul’, traduzido como ‘ela é quente na bunda’.

Construction for Noble Ladies by Kurt Schwitters, 1919, LACMA

Construction for Noble Ladies é uma abstração em colagem e escultura, produzida pelo artista Kurt Schwitters. Esse tipo de montagem também exemplifica o estilo de escultura feita com “objetos encontrados”, pois é construída com uma variedade de materiais quebrados, como um funil, um trem de brinquedo de metal, rodas quebradas e outros objetos de sucata.  A montagem da obra é tosca e a pintura tem acabamento áspero, o que contribui para o desvio das expectativas artísticas. No entanto, toda a peça apresenta uma assimetria elegante, mostrando que mesmo objetos de sucata podem ser transformadas em arte. Inclui também um retrato horizontal de uma nobre senhora, por isso recebeu este nome.

The Art Critic é a crítica ardente de Raoul Hausmann à superficialidade do mundo da arte. A peça é uma colagem composta por alguns desenhos e uma série de recortes de revistas e jornais. A obra é considerada ‘lowbrow’ por usar materiais da cultura popular. Isso conota que, assim como a construção de uma colagem, os críticos possuem um conhecimento remendado de fatos vazios e não entendem verdadeiramente o significado da arte.

The Mechanical Head é a obra mais famosa de Raoul Hausmann. Foi confeccionado a partir de uma cabeça para perucas de cabeleireiro, uma régua, um relógio de bolso, uma carteira, peças de uma câmera e outros itens encontrados. O rosto é completamente desprovido de expressão, ao contrário dos rostos expressivos das obras-primas culturais europeias. O caráter da obra é explicado pelos objetos anexados a ela: a peça foi construída para estimular comentário sobre como a humanidade interage com os objetos, mostrando o assunto apenas no que se refere ao mundo superficial e material ao seu redor.

Shirt Front and Fork by Jean Arp, 1922, National Gallery of Art

Shirt Front and Fork faz parte de uma série de esculturas de madeira pintadas em relevo, que Jean Arp criou na década de 1920. A obra possui um elemento gráfico monocromático, com formas suaves e orgânicas e uma composição simplista. O garfo à direita é facilmente identificável, enquanto a forma à esquerda representa a frente de uma camisa, mas também se assemelha a um dente grande ou a um rosto humano. A peça insinua a mudança estilística de Arp entre os períodos; as formas abstratas de seu trabalho anterior colidem com o uso posterior da associação de objetos para mergulhar na mente inconsciente.

Festival Dramática Mix Brasil

Ja.ca contrata – Mediador Cultural