Provavelmente você já deve ter ouvido falar da lenda da cidade submersa de Atlântida. Até porque grande parte da cultura pop dos anos 90 e início dos anos 2000 explorou o tema à fundo. Mas e se eu te dissesse que existe a cidade submersa de Pavlopetri, um relato muito semelhante?
Pode parecer mentira, ou mesmo algum conto para enganar curiosos, mas a verdade é que hoje os arqueólogos já documentaram um dos sítios mais bem preservados do mundo, e ele fica debaixo d’água!
Vamos descobrir um pouco mais?
A cidade submersa de Pavlopetri
Como o nome já parece indicar, esta é uma cidade grega, que está submersa a mais de 3 milênios. Entretanto, sua área é bastante extensa, chegando a 50 mil metros quadrados, algo raro para o tamanho de um sítio arqueológico.
Não dá para dizer que este é o tamanho original do local, mas sem dúvida nenhuma mostra que grande parte das estruturas foram muito bem construídas. Afinal de contas, é possível não só ver várias construções com suas bases de pé, mas também ruas e até um cemitério.
Algo realmente surpreendente para quem trabalha na área foi perceber que mesmo submersa, os arqueólogos são capazes de encontrar constantemente vários artefatos cotidianos.
Tudo isto mostra um pouco mais sobre a vida dos habitantes do local, mesmo que de maneira limitada.
Mas como Pavlopetri ficou submersa
Sem dúvida nenhuma a submersão de uma cidade inteira não é um evento comum. Sendo assim, é interessante olhar as circunstâncias que geraram este evento.
No caso, o que aconteceu foi uma sucessão de terremotos, mais especificamente três deles que acabaram gerando o desnível do local para abaixo do nível do mar.
Isto ocorreu em torno do ano 1000 AEC (a.C.), encerrando o que seriam 5 mil anos de história.
E aí, gostou de saber um pouco mais deste local? Mas será que ele seria a tão famosa Atlântida?
Deixe suas opiniões nos comentários.
Foto de Capa: Mitos e Verdades