O que é vestível na arte e na moda? Para responder a essa e a outras questões, a Casa Fiat de Cultura realiza, no dia 25 de outubro, às 19h, a palestra virtual “Práticas Artísticas Vestíveis: experiências de corpos, movimento e espaço entre os séculos XIX e XXI”, que será ministrada pela Doutora e Mestre e em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Angélica Adverse. O evento faz parte da programação da mostra “Pilotis”, em exibição até 6 de novembro. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla (bit.ly/PraticasArtisticasVestiveis).
A partir de uma perspectiva histórica, Angélica Adverse vai percorrer diferentes movimentos artísticos que se deram entre os séculos 19 e 21, destacando a práxis artística, a aproximação entre artistas e o conceito de vestir-se e a relação entre roupa, moda e arte. A palestra faz um diálogo com a exposição “Pilotis”, da artista Katia Wille e com curadoria de Flávia Corpas, que exibe obras vestíveis. Com o conceito de obra no corpo e corpo na obra, as I.N.E.U.V.s (Isso não é uma veste) convidam o visitante a se integrarem à exposição, por meio de peças que ganham novos sentidos ao serem experimentadas.
Nesse contexto, Adverse destacará como se dá a transformação de um objeto comum em obra de arte, o que significa vestir uma roupa e vestir uma roupa como obra de arte e de que maneira o corpo ativa a ressignificação dessas peças. “As experiências vestimentares criam novos sentidos. As roupas deixam de ter um caráter meramente utilitário e passam a ser discutidas e criadas a partir de novos sensos estéticos, sociais e até trangressores”, pontua a palestrante.
Alguns dos principais movimentos relacionados à temática serão brevemente pontuados, como Arts & Crafts, que defende o artesanato criativo como solução alternativa à produção em massa; as Vanguardas Europeias, o Modernismo Brasileiro, Design Radical, Tropicália, Design Crítico,a Art Wear e a Estética da Ambiguidade na Arte Contemporânea, passando por nomes como Lygia Clark, Flávio de Carvalho, Grayson Perry, Bispo do Rosário e David Bowie. “Através dessa perspectiva, vamos discutir a liberdade e o assujeitamento dos corpos, questões de gênero, a moda contemporânea, a anti-arte, anti-moda e o enroupamento dos sujeitos”, aponta Angélica.
A palestra “Práticas Artísticas Vestíveis: experiências de corpos, movimento e espaço entre os séculos XIX e XXI” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.
Sobre a palestrante
Angélica Adverse é Doutora e Mestre em Artes Visuais pela EBA | UFMG. Estágio de Pós-Doutorado em História pela FAFICH | UFMG. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes | UFMG. Professora Adjunta do curso Design de Moda | UFMG. Recebeu prêmios relacionados à Moda e às pesquisas sobre as relações entre a Arte e a Moda, tais como SIFA (Smirnoff Internacional Fashion Awards), Prêmio Abril, Prêmio CAPES de Teses, Gilda de Melo & Souza etc. Publicou os livros: “Moda Moderna Medida do Tempo: O Futurismo Italiano e a Estética do Efêmero” e “Imagens são Espelhos”.
SERVIÇO
Palestra virtual “Práticas Artísticas Vestíveis: experiências de corpos, movimento e espaço entre os séculos XIX e XXI”
Transmissão online
25 de outubro de 2022, às 19h
Inscrição gratuita pela Sympla: bit.ly/PraticasArtisticasVestiveis
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento
Terça-feira, das 10h às 21h
Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura