Caretos de Podence são Patrimônio Cultural da Unesco

O Careto, ou Carnaval, de Podence é tradição da aldeia de mesmo nome que fica a 40km de Bragança, em Portugal. É, inclusive, um dos eventos mais importantes do calendário anual da região. Sendo assim, acontece entre os chamados Domingo-Gordo e Terça-Feira de Carnaval. Teve origem em 1985 dentro de uma associação cultural. Desde então, os 20 integrantes saem as ruas com o objetivo de preservar a cultura carnavalesca do Nordeste transmontano (devido à região “Trás-os-Montes” portuguesa). No entanto, atualmente, o grupo percorre de Norte a Sul com as apresentações. E não só isso: já participaram também do Carnaval de Nice, na França, e de Viareggio, na Itália.

Todos os participantes dos Caretos são rapazes. Sendo assim, eles vestem roupas coloridas feitas com colchas e cobrem o rosto com máscaras de lata, madeira ou couro com narizes pontiagudos. Além disso, prendem chocalhos e campainhas às roupas e, então, correm pelas ruas em polvorosa. Ao longo do caminho, conforme esbarram com meninas pelas ruas, as tiram para dançar e “chacoalhar”. Assim, os personagens que os meninos criam no anonimato transformam a rua em festa.

Uma característica muito marcante dos Caretos de Podence hoje em dia é a presença de emigrantes. Tendo em vista que é uma tradição que passa de pai para filho e muitos já deixaram o país, é comum que retornem na época da festividade apenas para dar continuidade.

Em 2019, a UNESCO reconheceu a importância dos Caretos de Pondence para a manutenção, difusão e preservação dessa cultura e, portanto, deu a eles o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Foto de Capa e Fonte: Mundo Lusíada

Museu do Pontal- vaga Coordenação de Produção