Descolonizando a Experiência Museológica: Uma Abordagem Neurodiversa
Data e horário: 24/09 (terça a sexta) às 19h
Nesta palestra inovadora, exploraremos como as práticas museológicas podem ser transformadas a partir de uma perspectiva neurodiversa, rompendo com os paradigmas tradicionais e coloniais que muitas vezes excluem ou marginalizam vozes e experiências diversas.
A discussão abordará como os museus podem ser repensados para serem mais inclusivos e acolhedores, especialmente para pessoas neurodivergentes, oferecendo uma experiência que valorize diferentes formas de percepção, aprendizado e interação com o espaço e as obras expostas.
INSCREVA-SE NO LINK
Palestrante: Guilherme de Almeida é Autista. Doutorando (bolsista CAPES de Excelência Acadêmica) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Atualmente, é Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil) e Coordenador Geral do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari. Único pesquisador brasileiro membro do Stanford Neurodiversity Project, onde atua nos Comitês de Inclusão no Ensino Superior e Inclusão no Mercado de Trabalho. Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da Faculdade de Educação da UNICAMP e do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no âmbito Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte e Texto: Caixa Cultural