Breve história da cidade de Santos

Sendo uma das cidades brasileiras com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a cidade de Santos é também uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Além disso, tem o maior jardim de orla de praia do mundo, sete universidades, supermercados, museus, centros culturais, bibliotecas, teatros e cinemas.

A história de Santos começou em 1532, ocasião na qual Brás Cubas, fundador da cidade, chegou ao Brasil de Portugal com Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente. Então, adquiriu as terras de Jurubatuba e de Enguaguaçu, onde já existia uma igreja no outeiro de Santa Catarina.

Sendo assim, Brás Cubas construiu sua residência ao lado do outeiro, na década seguinte a sua chegada. Devido a isso, Santos é uma das poucas cidades brasileiras na qual é possível definir exatamente onde teve início a povoação. Na mesma época, o porto que se localizava na Ponta da Praia se transferiu para o Iagamar de Enguaguaçu (atual Centro da Cidade ).

Santos: de vila à cidade

Há, no entanto, um embate sobre qual teria sido o marco de fundação de Santos. Alguns defendem que foi com a transferência do porto para a região em 1541. Por outro lado, outros consideram que foi em 1543, com a instalação do primeiro hospital da América, a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos que, aliás, deu nome ao município.

Independente da data de fundação, Santos foi elevada à categoria de Vila em 1546 e, em 1839, tornou-se, efetivamente, uma cidade. O Paço Municipal foi construído em 1937. No entanto, a inauguração só ocorreu em 1939, pelo então prefeito Cyro de Athayde Carneiro, como comemoração do primeiro centenário de Santos como Cidade.

Santos fica a cerca de uma hora da cidade de São Paulo. Lá, é possível conhecer o Museu do Café e experimentar vários grãos, fazer o passeio turístico de bonde, visitar o Monte Serrat e ter uma vista incrível da cidade ou ir à praia e aproveitar os jardins da Orla. Além disso, também conta com o Aquario Municipal e o orquidário Orchid Garden, por exemplo. Vale a pena conhecer!

Foto de Capa: iStodk

Read Previous

Professora desenvolveu o “Mapa da Paragrafação”

Read Next

TÉCNICO DE ILUMINAÇÃO – CCBB-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.