Biblioteca Indígena é inaugurada no MT

Há pouco mais de uma semana, Mato Grosso teve sua primeira biblioteca indígena temática. A BibliÓca foi instalada no distrito de Fontanillas, em Juina, 735 quilômetros a noroeste de Cuiabá, e a cerimônia de inauguração foi realizada no dia 19 de dezembro para resguardar e difundir a cultura e o conhecimento da etnia Rikbaktsa.

Crédito da Imagem: cultura.mt

Com a cooperação da prefeitura de Juína e das comunidades indígenas, a biblioteca obtém recursos da rede de boletins culturais da Secretaria Nacional de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O prédio foi construído pelos próprios indígenas com o apoio dos cursos de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mantendo a arquitetura tradicional da comunidade e batizado em homenagem ao líder rikbaktsa, Nelson Mutzie. Vítima de Covid-19.

A BibliÓca é considerada um ambiente de disseminação de conhecimento e experiência, e um ponto focal para publicações e pesquisas indígenas Rikbaktsa dispersas em ambientes acadêmicos e institucionais. Além de dicionários e livros escritos na língua rikbaktsa, a coleção também é especializada em temas relacionados aos povos indígenas do Brasil, como políticas indígenas e questões ambientais.

Crédito da Imagem: cultura.mt

O espaço faz parte do sistema de Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso, e também inclui uma galeria de memórias de Rick Boksa, uma rede literária, um laboratório de informática com acesso à internet e um espaço de venda de artesanato para a comunidade local.

Instituto Pretos novos abre inscrição para oficina História e Arqueologia: Passado e Presente

05 exposições para começar 2021