Barco Solar do Rei Khufu é parte do Grande Museu Egípcio do Cairo

O Grande Museu Egípcio do Cairo, depois de uma longa espera, está pronto. Ele consiste de uma estrutura colocada nas proximidades das pirâmides do Egito e que se dedica, majoritariamente, à egiptologia. Assim, em conjunto com as pirâmides de Gizé, o Museu forma o complexo cultural chamado “Grande Museu Egípcio”. Ele é também o maior museu do mundo que se dedica a uma única civilização.

O acervo da instituição constitui-se de cerca de 100.000 objetos que ocupam uma área de 24.000 m². Além das exposições das coleções, o Museu Egípcio também dispõe de um centro de conferências, espaços educacionais (incluindo um museu infantil), um núcleo de conservação e restauração e jardins.

Fotos: Egito transporta barco faraônico de 4,6 mil anos e 20 toneladas para  novo museu - Jornal O Globo
Fonte: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Um dos objetos dessa coleção que se destaca é o barco solar do Rei Khufu (Quéops), o segundo faraó da Quarta Dinastia do Antigo Reino no Egito, que data de 4.600 anos atrás. O navio estava no sítio arqueológico da pirâmide de Gizé, enterrado em um poço de pedra esculpido. No entanto, foi transportado para o Museu em outubro do ano passado. Aliás, pesquisadores afirmaram que ele é o maior navio real antigo já encontrado no Egito e, além disso, um dos mais antigos feitos com tábuas do mundo. O barco é de cedros das montanhas do Líbano, possui 42 metros de comprimento e 20 toneladas.

Quanto a sua função, os especialistas se dividem. Alguns deles acreditam que era um barco para transportar o falecido Rei do Egito através da sua jornada eterna pelo céu; enquanto isso, outros defendiam que era um barco de peregrinação usado por Khufu ainda em vida. Além disso, os arqueólogos que investigaram as 1224 peças que montavam o barco apontaram que o utilizaram na água.

Read Previous

Museu de Arte Sacra convida – Modernismo e Arte Sacra online e gratuito

Read Next

Museu da Lingua Portuguesa – baixe grátis textos educativos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.