ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Arte Inspira: Alien, o Oitavo Passageiro e Francis Bacon

A arte é uma potente fonte de inspiração para a nossa própria criatividade. Muitos cineastas, escritores, designers e até mesmo chefs de cozinha encontraram uma referência para seus trabalhos em obras de artistas plásticos. Para o clássico filme Alien, o Oitavo Passageiro (1979), por exemplo, vários elementos foram inspirados  na obra do pintor Irlandês Francis Bacon (1909-1992).

“Três Estudos para Figuras na Base de um Crucifixo”, 1944 – Óleo sobre tela

Ridley Scott, o diretor do filme, indicou diretamente a obra “Three Studies For Figures At The Base of a Crucifixion” (“Três Estudos para Figuras na Base de um Crucifixo”, 1944) como uma referência visual para H.R. Giger, o designer visual do projeto.

Resultado do Alien do filme. Ficou parecido?

Darius Khondji, o diretor de fotografia do filme, declarou que “havia algo muito violento e imediato na arte de Bacon, como um tapa na cara. A iluminação e as cores muito suaves das pinturas, juntamente com seu movimento, me inspiraram. Às vezes, não é uma referência direta na iluminação de um pintor que me influencia, mas sou assombrado pelas suas imagens. […] Eu amo suas pinturas porque às vezes você não sabe de onde vem a luz, os personagens e as próprias paredes parecem irradiar.” (New Cinematographers, 2004. Sem edição no Brasil).

“Estudo após Retrato do Papa Inocêncio X de Velázquez”, 1953 – óleo sobre tela

Luciana Sodré

Read Previous

Alunos da escola Concept de São Paulo criam exposição virtual “Working From Home”

Read Next

Dezenas de sarcófagos são descobertos durante escavações em uma necrópole no Egito

Deixe uma resposta