Arte e comida: O livro de receitas do Salvador Dalí

Arte e comida possuem uma relação estreita quando o assunto é história da arte, principalmente ao levar em conta os aspectos visuais dos alimentos, as representações simbólicas e os valores culturais e sociais. Segundo o autor Michel Onfray, a questão gastronômica é uma questão estética e filosófica: as práticas culturais das civilizações de todas as épocas e as belas-artes relacionam-se com a cozinha, que em seus diversos períodos históricos os representam tanto quanto as pinturas, as sonatas, as esculturas, as peças de teatro ou a arquitetura.

Diversos artes utilizam a comida como material para pinturas e esculturas ou em receitas servidas em exposições. Em 1973, Salvador Dalí lançou pela primeira vez o livro “Les diners of Gala”, que se inicia com frases escritas pelo artista, afirmando que nossas mandíbulas constituem a ferramenta mais eficaz de conhecimento filosófico. Quando criança, Dalí declarou que desejava ser cozinheiro, e mais tarde em sua vida a comida desempenhou um papel fundamental não apenas em sua expressão pessoal, mas também artística. Na descrição do livro, o prefácio indica que as receitas foram “ exclusivamente dedicadas aos prazeres do paladar. Se você é discípulo de um daqueles contadores de calorias que transformam a alegria de comer em uma forma de punição, feche este livro imediatamente; é muito animado, muito agressivo e muito impertinente para você”.

Foto: hipeness

Ao longo do livro, há fotos dos jantares realizados por Salvador Dalí e sua esposa Gala, imagens de pinturas de comidas e 136 receitas escritas por ele e outros chefes de cozinha com suas características pessoais e artísticas, seja nos ingredientes exóticos ou na montagem do prato. Junto com os convidados, eles costumavam usar fantasias, expor animais exóticos vivos para decorarem as salas de jantar, e alimentos da mais alta qualidade eram servidos em suportes muitas vezes incomuns, como chinelos. As receitas do cardápio incluem “ovos de mil anos”, “Costeletas de vitela recheadas com caramujos”, “pastéis de rã” e “caramelo com pinhas”. A editora Taschen reeditou o livro, disponibilizando para venda nas principais livrarias.

Foto: hipeness

Artista visual performático Jonatha Cruz