Art Déco Brasileiro é tema de exposição no MAC USP (grátis)

ART DÉCO BRASILEIRO – DOAÇÃO FULVIA E ADOLPHO LEIRNER

O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a exposição Art Déco Brasileiro – Doação Fulvia e Adolpho Leirner reunindo o conjunto doado ao MAC USP em 2020, de 47 objetos e documentação referente às obras, com imagens e histórico expositivo e bibliográfico. São peças de mobiliário, decoração, design têxtil, relevos e impressos, entre outros itens, que permitem aprofundar o conhecimento sobre a história das artes visuais na primeira metade do século 20. Um conjunto único de obras realizadas para o “viver moderno”, tão apreciado pela elite modernista de São Paulo, bem como reveladora dos modos de circulação das formas modernas entre nós.

O interesse pelo universo do design motivou Fulvia e Adolpho Leirner a iniciar a coleção na passagem dos anos 1960 para os anos 1970, reunindo uma produção fundamental para o entendimento das artes aplicadas no Brasil. Em contato com artistas, galeristas e outros colecionadores, os Leirner estudaram, documentaram, preservaram e divulgaram sua coleção, ao mesmo tempo em que conviviam com esses objetos no cotidiano doméstico. Ao longo de 50 anos, muitas das peças participaram de exposições em museus e foram publicadas em artigos e ensaios, “contribuindo para a discussão do que significava modernidade entre nós, para além dos suportes mais tradicionais das artes visuais e de narrativas canônicas longamente sustentadas sobre os mesmos artistas e obras”, aponta a curadoria assinada por Ana Magalhães, Gustavo Brognara e Renata Rocco.

As peças da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do Art Déco Brasileiro são exemplares do mercado de luxo daquele período, evidenciando as possibilidades de atuação profissional dos artistas modernos. Artistas que adotaram em sua produção referenciais importados, fruto de estudos internacionais, que introduziram o estilo art déco no Brasil. Na coleção – e na exposição – estão trabalhos de artistas como Regina Graz, Antônio Gomide, Flávio de Carvalho, Cássio M’Boy, John Graz e Antelo del Debbio, entre outros, além do célebre mobiliário da Exposição da Casa Modernista de 1930, de Gregori Warchavchik.

A exposição representa o começo de uma nova perspectiva sobre os objetos da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do Art Déco Brasileiro. Se antes estavam integrados no uso e no dia-a-dia dos Leirner, agora integram a dinâmica do Museu, trazendo novas formas de serem mostradas ao público e outras possibilidades discursivas sobre modernidade, não apenas em termos de linguagem visual, mas de usos, materiais e circulações. Dessa maneira, o MAC USP amplia seu olhar sobre o projeto modernista no Brasil.

MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – 11 2648.0254

Terça a domingo das 10 às 21 horas

Entrada gratuita

Necessário apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19

Fonte, foto e texto: MAC USP

Read Previous

Museu de Arte Sacra oferta formação gratuita para profissionais da educação

Read Next

Analista de Contratos Sênior – Theatro Municipal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *