Acervo – Museu do Diamante/Ibram

O Museu do Diamante/Ibram é um museu federal, localizado no município mineiro de Diamantina, e foi criado em 1954. Seu acervo reúne coleções ligadas à arte sacra, utensílios de mineração, objetos de uso cotidiano e muito mais. A instituição apresenta uma narrativa por meio da qual é possível conhecer um pouco mais sobre o meio social ligado ao cotidiano nas Minas Gerais durante os séculos XVIII e XIX, além dos processos históricos referentes à exploração do diamante, ao período colonial brasileiro e à formação do município de Diamantina/MG.
Neste vídeo, falamos um pouco sobre o piano, um dos objetos de nosso acervo e que está ligado à intensa produção musical da cidade de Diamantina, fator que permeia a história local e o cotidiano de sua população.

CRÉDITOS:
Produção: Gabriel Eugênio Sales (Museólogo/Assistente de Acervo do MD/Ibram);
Marcela Fassy (Historiadora/Técnica em Assuntos Educacionais do MD/Ibram).
Roteiro: Marcela Fassy (Historiadora/Técnica em Assuntos Educacionais do MD/Ibram).
Edição e Legenda: Paulo Victor Diniz e Silva de Oliveira (Estagiário MD/Ibram)

PARA SABER MAIS SOBRE O MD/Ibram
Site: museudodiamante.museus.gov.br
Twitter: @MuseudoDiamante
Instagram: @MuseudoDiamante
Facebook: Museu do Diamante/Ibram
Youtube: Museu do Diamante

Exposição “Memórias Afetivas”

IDBrasil Cultura/Museu do Futebol/ Museu da Língua Portuguesa contrata Orientador de Público de Final de Semana-Ensino Médio

• Maravilha de aula! Parabéns Gabriel, e toda equipe.

• Um piano, tantas histórias… Que capricho de vídeo!👏👏👏👏

• Muito interessante! Eu amei a história e a forma como foi contada! Parabéns pelo trabalho. Quero conhecer o Museu!