Como encarar a fotografia como arte? Afinal de contas, existe um grande debate sobre esta ser ou não uma forma de expressão como as outras artes plásticas.
Nós do Click Museus resolvemos fazer uma pequena introdução sobre o tema para que você entenda um pouco mais sobre esta discussão.
Vamos conferir?
Como encarar a fotografia como arte?
Não é de hoje que muitos relevam a fotografia como uma forma artística principalmente pelo fato de parecer que a câmera produz grande parte do resultado.
E é verdade, sem uma câmera de qualidade fica um tanto quanto difícil criar uma imagem ou composição que possa trazer uma estética aceitável.
Como dito por alguns, a fotografia é a arte de desenhar com a luz. Então, é muito importante entender que no processo de montagem de uma foto existem vários elementos que precisam ser calculados.
Um deles é a própria exposição à luz, que pode ser corrigida com refletores ou softbox.
Também é interessante notar a dificuldade de se criar ambientes que possam retratar uma mensagem ou mesmo uma paisagem agradável.
Um fotógrafo profissional não é simplesmente alguém que se atém a capturar imagens nos momentos em que elas aparecem. Ele cria todo um ambiente para retirar o maior número de informações relevantes deste quadro.
Assim como pode utilizar artifícios que chegam a ser semelhantes ao de um pintor ou desenhista, mas de forma digital.
Por isso, é possível dizer que há uma maneira de enxergar fotografia como arte, e não só meras recordações pessoais.
Tudo depende da ótica e objetivo dos registros feitos pelo profissional.
No mais é isso, esperamos ter trazido alguns pontos válidos para o debate.
Mas e você? Acha que dá para enxergar a fotografia como arte ou não?
Então deixe suas impressões aqui nos comentários abaixo, ok?
Até a próxima!
Comentários