6 perfis do Instagram para aprender sobre arte e museologia

Vivieuvi

Produzido pela Vivian Villanova desde 2015, o perfil “Vivieuvi” possui um conteúdo sobre artes e cultura de forma didática e divertida, além de apresentar diversos livros sobre grandes curiosidades dos artistas. Seus vídeos e posts pretendem ensinar sobre arte de uma forma simples e proporcionar ao público descobertas incríveis acerca da cultura. Seus conteúdos estão disponíveis no canal no youtube, com mais de 127 mil inscritos, e no Instagram, com quase 15 mil seguidores.

Canal Vivieuvi

Bienal de São Paulo

O perfil do Instagram da Bienal de São Paulo realiza diversos posts sobre arte contemporânea no Brasil e no mundo, relacionando com a história das bienais que já ocorreram. Como a 34º Bienal de São Paulo não pode acontecer devido a pandemia, a Bienal expandiu sua programação com uma série de atividades online apresentando diversos conteúdos criativos e informativos. A Bienal também está disponível no facebook.

Bienal

Bigorna

Criado pela jornalista Júlia Flamingo, o instagram Bigorna é uma plataforma didática de arte contemporânea. Destaca-se a série “Beabá da Arte Contemporânea” que aborda diversos conceitos da arte através de uma linguagem simples e simples e sem jargões. Assim, o conteúdo é voltado para qualquer pessoa que tenha interesse sobre a arte contemporânea. 

Bigorna

Arte Errante

O perfil Arte Errante oferece conteúdo sobre arte, educação e turismo cultural. Criado pela Lais Daflon, graduada em História da Arte e com MBA em Gestão de Museus, o perfil também oferece visitas mediadas a exposições e museus e cursos.

Post do Arte Errante

Archimege

Com a proposta de falar sobre arquivo, memória e gestão, o perfil Archimege está no Instagram , facebook e também em um blog. Seus conteúdos apresentam dicas de como conservar seus livros e documentos, indicam museus e abordam tudo que preserva o patrimônio cultural material. Criado por duas doutorandas da Universidade de São Paulo (USP), elas também ensinam vários outros assuntos de forma descomplicada e prática.

Archimege

Conversa de Acervo

A proposta do Conversa de Acervo é promover um bate-papo sobre coleção, acervos, museus e Museologia dentro e fora da universidade. O perfil é projeto de extensão-cultura e ensino da Escola de Museologia Unirio. Neste período de isolamento social em que muitos museus ainda estão fechados, o perfil convida a um novo olhar para os objetos que estão a sua volta.

Conversa de Acervo

Lara mazeto

Read Previous

O povo Boe – Curiosidades sobre a Etnia Bororo

Read Next

Museu da Imigração abre edital de Residência Artística

Deixe uma resposta