12 filmes que levam o espectador em uma jornada pelos museus

Os museus são verdadeiros tesouros culturais, que nos permitem mergulhar no passado e conhecer a história da humanidade. Além disso, eles também são locais que despertam a criatividade de muitos cineastas. Afinal, que lugar melhor para filmar uma obra de época do que um museu?

Nas últimas décadas, muitos filmes foram gravados em museus ao redor do mundo, e eles têm sido uma fonte constante de inspiração para diretores e roteiristas. Os museus oferecem cenários únicos, ricos em detalhes e com uma atmosfera que remete a tempos passados.

1. “Vicky Cristina Barcelona” (2008) – Este filme dirigido por Woody Allen foi gravado em diversos locais na Espanha, incluindo o Museu Nacional de Arte da Catalunha. A cena do filme que se passa no museu mostra a coleção de arte românica da Catalunha e destaca a arquitetura gótica do edifício.
  2. “Uma Noite no Museu 2” (2009) – Esta sequência do filme “Uma Noite no Museu” foi gravada no Instituto Smithsoniano, em Washington D.C. O museu é o maior complexo de museus do mundo e abriga uma vasta coleção de artefatos históricos e culturais. O filme mostra o personagem principal, Larry, lidando com exposições animadas de personalidades históricas como Amelia Earhart e Abraham Lincoln.
  3. “Meia-Noite em Paris” (2011) – Este filme de Woody Allen foi gravado em diversos locais em Paris, incluindo o Museu Rodin. A cena do filme que se passa no museu mostra o personagem principal, Gil, contemplando as esculturas de Auguste Rodin e tendo uma conversa sobre arte com um personagem histórico fictício.
  4. Hannibal” (2001) – O Museu Uffizi, em Florença, Itália, foi um dos locais escolhidos para filmar este thriller psicológico. O museu é conhecido por sua coleção de arte renascentista, incluindo obras de Botticelli e Leonardo da Vinci. No filme, o personagem Hannibal Lecter faz uma visita noturna ao museu.
  5. “A Lenda do Tesouro Perdido” (2004) – Este filme de aventura estrelado por Nicolas Cage foi gravado em vários locais, incluindo o Museu Nacional de História Americana, em Washington D.C. O museu é parte do Instituto Smithsoniano e abriga a maior coleção de artefatos históricos dos EUA. No filme, os personagens tentam encontrar um tesouro escondido dentro do museu.
  6. “Cisne Negro” (2010) – Este filme de suspense psicológico foi parcialmente gravado no Lincoln Center for the Performing Arts, em Nova York. O Lincoln Center é um complexo de artes cênicas que abriga várias instituições, incluindo a Metropolitan Opera e a New York City Ballet. No filme, a personagem principal, interpretada por Natalie Portman, dança no palco do Lincoln Center.
  7. “O Louco, o Amor e a Morte” (1981) – Este filme brasileiro dirigido por Rogerio Sganzerla foi gravado em vários locais no Rio de Janeiro, incluindo o Museu Histórico Nacional. O museu é dedicado à história do Brasil e abriga uma vasta coleção de objetos históricos e artefatos indígenas. No filme, a personagem principal, interpretada por Marília Pêra, é uma guia turística que trabalha no museu.
  8. O Código Da Vinci” (2006) – Este filme foi parcialmente gravado no Museu do Louvre, em Paris, que é um dos museus mais famosos do mundo. O filme é baseado no livro de Dan Brown e apresenta várias obras de arte do museu, incluindo a Mona Lisa.
  9. “Museu” (2018) – Este filme é ambientado no Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México, e apresenta uma coleção de artefatos pré-hispânicos. A história segue dois personagens que roubam objetos do museu para vendê-los no mercado negro.
  10. “De Olhos Bem Fechados” (1999) – Este filme foi gravado no Museu de História Natural de Londres e apresenta vários animais empalhados em exibição. O museu é famoso por sua coleção de dinossauros e outros espécimes de história natural.
  11. “O Segredo de Beethoven” (2014) – Este filme é ambientado no Beethoven-Haus, em Bonn, Alemanha, que é um museu dedicado à vida e obra do famoso compositor Ludwig van Beethoven. A história segue um jornalista que está investigando uma conspiração envolvendo a música de Beethoven.
  12. “O Mistério de Picasso” (1956) – Este filme documental apresenta o pintor Pablo Picasso criando várias pinturas em um estúdio improvisado dentro do Museu Grimaldi, em Antibes, França. O filme mostra Picasso trabalhando em diferentes estilos e técnicas de pintura.

Esses filmes oferecem uma visão fascinante dos museus, incluindo suas coleções de arte e história, bem como sua arquitetura impressionante. Se você é um amante de cinema e museus, definitivamente deve conferir esses filmes!

10 museus em São Paulo perfeitos para fazer um piquenique cultural

ESTÁGIO EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS-Masp

• Olá
    Na matéria sobre filmes x jornada pelos museus, faltou mencionar o filme que aparece na foto,” Pantera negra”.
    O Museum of Great Britain é retratado no filme.

• O estilo de escrita torna o entendimento das informações muito fácil. Gostei!

• A habilidade com que você compartilhou suas ideias neste artigo é louvável. Muito bem feito!