10 famosos imortalizados em máscaras mortuárias: história da arte funerária

A máscara mortuária é uma tradição antiga que tem sido utilizada por muitas culturas ao redor do mundo. Ela consiste em moldar a face do falecido em gesso ou cera para criar uma lembrança duradoura. Ao longo dos anos, muitos famosos optaram por ter suas máscaras mortuárias feitas, permitindo que sua imagem fosse preservada para a posteridade.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em 10 famosos cujas máscaras mortuárias se tornaram famosas.

1. Napoleon Bonaparte – O líder francês tinha uma máscara mortuária feita após sua morte em 1821. A máscara é considerada uma das mais precisas já feitas e é um objeto de grande valor histórico.
  2. Abraham Lincoln – O presidente americano também teve uma máscara mortuária feita após sua morte em 1865. A máscara foi utilizada como modelo para a criação da estátua de Lincoln no Lincoln Memorial em Washington, DC.
  3. Wolfgang Amadeus Mozart – O famoso compositor austríaco teve sua máscara mortuária feita após sua morte em 1791. A máscara é um exemplo notável da arte funerária do século XVIII.
  4. Charles Dickens – O escritor inglês teve uma máscara mortuária feita após sua morte em 1870. A máscara é um objeto de grande interesse para os fãs de Dickens e é mantida em exibição no Museu Charles Dickens em Londres.
  5. Beethoven – O compositor alemão teve sua máscara mortuária feita após sua morte em 1827. A máscara é considerada uma das mais precisas já feitas e é um objeto de grande valor histórico.
  6. Ulysses S. Grant – O presidente americano e líder da Guerra Civil teve sua máscara mortuária feita após sua morte em 1885. A máscara é um objeto de grande interesse para os historiadores e é mantida em exibição no Museu Ulysses S. Grant em Galena, Illinois.
  7. Marie Antoinette – A rainha francesa teve sua máscara mortuária feita após sua execução em 1793. A máscara é um objeto de grande interesse para os historiadores e é mantida em exibição no Museu de História da Medicina em Paris.
  8. Mark Twain – O escritor americano teve sua máscara mortuária feita após sua morte em 1910. A máscara é um objeto de grande interesse para os fãs de Twain e é mantida em exibição na Biblioteca Pública de Nova York.
  9. John Keats – O poeta inglês teve sua máscara mortuária feita após sua morte em 1821. A máscara é um exemplo notável da arte funerária do século XIX e é mantida em exibição no Museu Keats House em Londres.
  10. Edgar Allan Poe – O escritor americano teve sua máscara mortuária feita após sua morte em 1849. A máscara é um objeto de grande interesse para os fãs de Poe e é mantida em exibição no Museu Edgar Allan Poe em Richmond, Vir

Conheça as curiosidades fascinantes por trás das pinturas da Capela Sistina

Museu do Ipiranga: História e Reforma