Workshop sobre arte em disputa na Pinacoteca de SP – Grátis

Seminário Geopolíticas institucionais: arte em disputa

O seminário irá abordar o período pós-Segunda Guerra Mundial, quando os intercâmbios artísticos e a circulação internacional de obras se intensificaram, impulsionados por transformações sociais, políticas e estéticas. Nesse contexto, as exposições circulantes afirmaram-se como instrumentos cruciais para a formação de redes globais, conectando artistas, críticos e curadores.

A concomitante proliferação de museus e galerias dedicados à arte moderna estabeleceu plataformas essenciais para a realização de mostras internacionais, viabilizando a disseminação de ideias inovadoras e o estímulo a colaborações transcontinentais. Dessa forma, as exposições itinerantes foram fundamentais para a difusão e o intercâmbio de concepções artísticas no pós-guerra, ampliando o alcance das obras e facilitando a circulação de agentes e práticas culturais entre distintos contextos nacionais.

Tal dinâmica contribuiu tanto para a globalização do cenário artístico quanto para a reconfiguração das narrativas da arte, cuja influência reverbera no mundo contemporâneo. Assim, as comunicações têm como propósitos abordar aspectos desse cenário crucial para a história da arte moderna e contemporânea.

TEMAS ABORDADOS:

  • A gravura brasileira nas mostras circulantes da década de 1950, com Adele Nelson
  • Burle Marx nos EUA: a exposição circulante de 1954, com Vera Beatriz Siqueira
  • A espacialização da História da Arte: os EUA nas Bienais de São Paulo, com Dária Jaremtchuk

DIA E HORÁRIO

6 de agosto
10h30 às 12h30

INSCRIÇÕES

Pessoas interessadas deverão preencher o formulário Microsoft on-line até 6 de agosto.

Seminário gratuito.

60 vagas preenchidas por ordem de inscrição.

Fonte e Texto: Pinacoteca de SP

Read Previous

Casa Guilherme de Almeida – Palestra: Identidades Paulistas – Grátis