Você sabe o que é binarismo de gênero?

Para explicarmos que existe um pensamento conservador enraizado em alguns grupos de famílias tradicionais na sociedade contemporânea, inserimos a esta discussão, as concepções da escritora Judith Butler (1993) sobre a sociedade binária, ela afirma que “o binarismo de gênero é socialmente construído”. Ou seja, a sociedade normatiza as pessoas entre homem e mulher, atribuindo papéis específicos para cada sexo, sendo que o masculino é colocado como superior ao feminino em diversas circunstâncias. A sociedade vai modelando meninos e meninas para agirem conforme os seus padrões de gênero, são características que vão desde gestos, comportamentos, brincadeiras até a estética, essas definições não são naturais e biológicas e sim sociais e culturais.

Primeiramente estabelecem-se as normas, depois as reiteram por várias autoridades, as reforçam ao longo do tempo com um intuito de um efeito naturalizado. Neste sentido, algo que foi construído, e reforçado pela sociedade, certamente pode ser também contestado, quando as mulheres lutam pelos seus direitos, elas denotam que há espaços para todas as mulheres, contestando uma norma vigente.

Museu da Caixa Cultural próximo ao metrô Sé

Museu de Arte Sacra ensina a jogar MANCALA jogo de tabuleiro mais antigo do mundo