Em 2019, o Instituto Butanta, através do seu Centro de Desenvolvimento Cultural, criou o Parque da Ciência Butantan. É um complexo cultural em meio a uma área verde de cerca de 700 mil metros quadrado que vem recebendo milhares de visitantes ao ano desde a sua inauguração.
Levando em conta a sua estrutura, o Parque da Ciência inspira e instiga os diferentes públicos a pensarem sobre a ciência de uma nova maneira. Na tentativa de fugir do estereótipo que se criou sobre o desenvolvimento científico, a instituição busca explorá-lo através da curiosidade e do lazer. Dessa maneira, as atividades educativas relacionam as ações ambientais com as pesquisas cientificas relacionadas ao Instituto.
O que fazer no Parque da Ciência Butantan?
Ao todo, o complexo do Parque da Ciência conta com vinte e duas atrações que se dividem em: seis museus, três viveiros, um horto florestal e treze construções históricas. Então, ao longo da visita, o público tem contato com museus dedicados à temática da vacina e da microbiologia, por exemplo. Ou, ainda, aos viveiros de serpentes, macacos e répteis. Todas essas atrações são conectadas por um boulevard arborizado digno de fotos. É daqueles passeios que agradam todas as idades!
Além disso, o completo do Parque da Ciência também conta com uma área para a realização de eventos e exposições. No Centro de Memória está exposto o acervo do Instituto Butantan, com registros de toda a sua trajetória ao longo dos anos. Lá, além da disponibilização das coleções, ocorrem também oficinas, eventos acadêmicos e publicação de artigos científicos. Então, vale a pena acompanhar, viu?
Para saber mais sobre a programação do Parque da Ciência Butantan, você pode acessar o site oficial ou as redes sociais. O Parque fica na Avenida Vital Brasil, 1500, em São Paulo. No site, é possível acessar um mapa interativo do complexo para ter mais informações sobre todas as atividades.
Foto de capa: butantan
Comentários