Você já comeu pamonha, acarajé ou feijoada? Já ouviu falar em Black Power, dreadlocks ou trançados? E em samba, maracatu e capoeira? Já falou moleque, fubá, dengoso? Se sua resposta for sim: pois é, nosso cotidiano é repleto de influências da cultura Africana. E por conta disso, há um Museu inteiro em São Paulo dedicado a contar a história desses povos.
O Museu Afro Brasil está localizado no Parque do Ibirapuera, e possui um vasto acervo que relata acontecimentos desde a chegada, até o cotidiano dos homens negros que foram escravizados no Brasil. E muitas dessas histórias não foram representadas ou contadas na historiografia oficial, viu! Por esse motivo visitar o local é tão necessário. Nesse espaço entenderemos mais sobre a religiosidade, sincretismo, vestimentas, acessórios, ferramentas, cultura e as tecnologias dos povos africanos que dominavam conhecimentos cruciais para o desenvolvimento do nosso país.
Além de visitas guiadas, oficinas e exposições temporárias, a instituição tem em seu acervo vestimentas de ritos religiosos; modos de fazer, instrumentos musicais, referências aos sincretismos religiosos e, ainda por cima, figuras representativas da memória negra: Castro Alves, Pixinguinha, Teodoro Sampaio, entre outros.
Endereço:
End: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Telefone: (11) 3320-8900
Fonte e foto: https://www.instagram.com/museuafrobrasil/
One Comment
[…] Mais sobre o Museu Afro Brasil: Quer saber mais sobre a história afro-brasileira? […]