Podcast criado por estudantes de Museologia aborda a arte de forma simplificada

Se você gosta de podcast, chega mais! Vamos te dar uma dica mais do que boa pra acompanhar nessa quarentena!

O Podcast Museologia na Tela é uma proposta idealizada por alguns estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto, visa abordar arte de uma maneira transversal, lúdica e leve.

Da esquerda para a direita: Beatriz Figueiredo, Júlia Reis, Marina Quintiliano, Sâmmya Dias e Augusto Fidencio.

Segundo Júlia Reis, estudante do quarto período e uma das idealizadoras do Podcast:

“O projeto tem uma caracteristica muito interessante: a forma casual, acessivel e envolvente que faz com o que o ouviente se interesse e entenda o material com maior facilidade. Diferente de um ambiente exaustivo e carregado de uma sala de aula, o canal pretende discutir sobre a arte com uma abordagem simples, alcançando e chamando a atençao de diferentes tipos de público, sejam estudantes ou não.”

Os episódios são lançados semanalmente, às segundas-feiras. O projeto conta atualmente com seis episódios já disponíveis para acesso. Caso você se interesse em ouvir um pouco mais sobre Arte de uma maneira lúdica, basta apenas acessar o canal dos estudantes na plataforma Youtube, clicando aqui.

O Museologia na Tela conta também com uma conta no Instagram, onde se encontram pequenos resumos dos temas tratados no Podcast. Os estudantes aproveitaram essa ferramenta para possibilitar aos ouvintes conferir de perto as obras e artistas que são mencionados nos episódios.

A respeito das plataformas, a Diretora Criativa do Podcast, Sâmmya Dias, diz que:

” A nossa ideia, é que o Museologia na Tela se expanda, e continue sempre a possibilitar o acesso ao público a temas ligaados à arte, cultura material, patrimônio e museologia de uma forma bem simples, dinâmica e acessível. Escolhemos o Youtube, exatamente por esse motivo, conseguimos conversar com o nosso público, saber a opinião de cada um atráves dos comentários. Porém, por ser um podcast, não exploramos o lado visual, e optamos por usar o Instagram, que é uma ferramenta digital para a disseminação vídeos e imagens, exatamente para poder proporcionar ao nosso público esse contato com as obras e artistas que citamos em nossos episódios. Nós exploramos bastante a questão visual nessa rede, e sempre tentamos fazer posts criativos e que chamem a atenção para a beleza das obras. Nós somos extremamente apaixonados por arte, e ficamos muito felizes em poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento com as pessoas.”

Museus com Clube de Leitura

Aplicativo permite visitar acervos e interagir com obras de arte