Tema de série documental da Netflix, Instituto Inhotim tem reabertura prevista para novembro

instituto inhotim

Localizado em Brumadinho (MG), o Instituto Inhotim abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Inaugurado em 2006, toda a coleção, que hoje conta com aproximadamente 450 obras, foi distribuída por galerias situadas em diversos pontos abrigados por fragmentos da Mata atlântica, onde também é possível encontrar jardins, edificações e cinco lagos ornamentais.

Sua grandiosidade é tão rica culturalmente, que inspirou a criação de uma série documental intitulada “Inhotim”, com 13 episódios produzidos em 2016 pelo cineasta Pedro Urano. Ao longo da série, que foi recentemente incluída no catálogo da Netflix, é possível acompanhar como surgiu o Instituto, como os artistas foram escolhidas e entender qual a relação destas obras com a natureza presente no local. Também será possível conhecer o trabalho de grandes nomes da arte contemporânea, como Claudia Andujar, Giuseppe Penone, Rirkrit Tiravanija, Cildo Meireles, Chris Burden (1946-2015), Miguel Rio Branco, Matthew Barney, Jorge Macchi e Olafur Eliasson.

Fechado desde 18 de março devido a pandemia da COVID-19, o Instituto Inhotim comunicou recentemente que irá reabrir ao público em 7 de novembro.

Conheça o projeto:

Centenário de Clarice Lispector ganha selo comemorativo dos Correios

IBRAM disponibiliza para download – Caderno da política nacional de Educação Museal

2 Comments

• Que ótima notícia! Estou ansioso para a reabertura do Instituto Inhotim. Sou apaixonado por arte contemporânea e sempre tive vontade de conhecer esse incrível acervo. Com certeza vou marcar minha visita para novembro. A série documental também parece interessante, vou assistir para conhecer mais sobre a história do instituto. Obrigado por compartilhar essa informação!

• Fiquei inspirado pelo seu artigo. É notável como você transmite paixão e conhecimento!