ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Conheça Tebas, o Arquiteto Negro [Clique e Confira]

É inegável que grande parte da nossa história brasileira foi marcada e manchada pela escravidão. Usados como um dos motores da economia, seres humanos como nós vivam como animais de carga até à morte. Mas você já ouviu falar de Tebas, o arquiteto negro que marcou seu tempo?

Infelizmente a mobilidade social dos escravos era algo inexistente. E entre muitos talentos perdidos, raramente conseguimos encontrar no caminho da nossa história algumas pessoas que se sobressaíram independentemente das adversidades.

O arquiteto Tebas, um escravo, foi um detalhe que não podemos deixar batido. Por isso, trouxemos um resumo da sua história.

Vamos conferir?

Conheça Tebas o Arquiteto Negro

Nosso grande modelo de superação viveu em São Paulo no século XVIII, quando a escravidão ainda era um fato longe de acabar.

Seu nome completo era Joaquim Pinto de Oliveira, mas todos o chamavam de Tebas, conseguindo sua alforria com 58 anos de idade.

Este era um dos raros casos em que um escravo chegava em uma idade tão avançada.

Foi um arquiteto especializado na ornamentação de igrejas, e marcou história em projetos como a restauração do Mosteiro de São Bento (primeiramente em 1766 e depois em 1798) e a antiga Catedral da Sé (1778).

Sua especialidade era a cantaria, onde ele talhava manualmente vários blocos de rocha bruta para formar principalmente tijolos. Visto que São Paulo ainda era um local predominantemente erigido com taipas (edificações de barro).

Seu principal trabalho foi o Chafariz da Misericórdia, mas que infelizmente foi demolido na segunda parte do Séc. XIX. 

Esta foi uma obra feita logo após a sua alforria, que chegava a ter uma estrutura complexa, pois canalizava as águas do ribeirão Anhangabaú.

Mas hoje você tem a Rua Direita onde era sua localização.

E aí, já tinha ouvido falar deste personagem? Se tiver alguma sugestão ou acréscimo, fique à vontade para contribuir conosco.

Até a próxima!

Foto de Capa: Tebas (Foto: Wikimedia Commons)

Click Museus

Read Previous

Museu da Energia- Vaga de Estágio

Read Next

Os 10 Filmes Brasileiros mais famosos!

Deixe uma resposta