Tanabata Matsuri: Festival das Estrelas anima a praça da Liberdade (grátis)

Celebrado no Japão desde o século 11 – e em solo brasileiro desde 1979 – o Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas acontece em sua 43ª edição no bairro da Liberdade, de 9 a 10 de julho, das 10h30 às 18h.
Tradicionalmente, as ruas e praças da região são decoradas com kussudamas, grandes galhos de bambu decorados com enfeites de papel colorido chamados tanzakus, que simbolizam estrelas.
Se você quiser realizar seu desejo, você precisa pegar um tanzakus, escrever seu desejo nela e pendurá-la em um galho de bambu. Ao final das festividades, os ingressos passam pelo ritual xintoísta e são queimados para que as palavras cheguem às estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu). Estas são as entidades que tornam os sonhos realidade.

A origem do Festival das Estrelas vem de uma lenda oriental sobre o amor impossível. A princesa Orihime, filha do deus dos céus, se apaixonou por Kengyu, um pastor de vacas. Ao se concentrar apenas no romance, eles renunciam às tarefas e obrigações diárias.
Por falta de responsabilidade, o pai de Orihime decide separá-los, obrigando-os a viver em lados opostos da galáxia. Sentindo a dor da filha, ele autoriza o casal a se encontrar uma vez por ano (o sétimo dia do sétimo mês lunar) com a condição de que eles cumpram todos os requisitos da terra.

Além das decorações, a comunidade abraçou intensa atividade cultural. Estão previstas taiko, artes marciais e danças típicas japonesas, além de diversas apresentações.

Clique Aqui para acompanhar a programação completa

Foto: hypeness

Coordenador (a) Administrativo Financeiro – MAM