Solidariedade e Sociabilidade

Ingra Maciel é formada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, estudiosa da criminalização do funk carioca e da sua postura de resistência e, também, da educação como ferramenta de liberdade.

Atualmente, é colaboradora do Rio on Watch – projeto que visa expandir internacionalmente a visibilidade das favelas cariocas através da publicação de colunas de personagens comunitários, moradores, estudiosos e pesquisadores – escrevendo artigos sobre cultura popular e direitos humanos no contexto da cidade do Rio de Janeiro.

Nesse contexto, Ingra decidiu usar a própria voz na difusão do conhecimento e, assim, se tornou responsável pelo texto, narração e edição do episódio “Solidariedade e Sociabilidade na Feirinha da Pavuna, Patrimônio da População Negra do Rio de Janeiro”, do podcast do Rio on Watch, “Enraizando o Antirracismo nas Favelas” . No episódio, são convidados frequentadores e trabalhadores para contarem e dividirem a história da Feirinha da Pavuna.

“Solidariedades e lutas territorializadas no espaço suburbano dão origem à Feira da Pavuna. A diversidade é característica central das 298 barracas do mercado. De um lado, feirantes e suas barracas de legumes, frutas e verduras. Do outro, um pouco de tudo que é necessário em um lar. Entre um trago na bebida, um jogo, um encontro, uma barraca e uma venda, é possível ver e ouvir o que a Pavuna tem. Esse mercado a céu aberto foi declarado patrimônio cultural imaterial da cidade em 2014, após forte mobilização popular.”

Arte por Natália S. Flores (Fonte: https://rioonwatch.org.br/?p=54316)

A matéria que acompanha o episódio pode ser lida nesse link. Para ouvir esse e os demais episódios, é só procurar pelo podcast “Enraizando o Antirracismo nas Favelas” na plataforma de streaming de música ou de podcast que você preferir!

Read Previous

Edital FAMA Museu 01/2021: Incentivo A Produção Artística Contemporânea No Estado De São Paulo.

Read Next

Fábrica de Cultura contrata Analista Artístico Apagógico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *