Seminário na Casa de Dona Yayá: Ressignificações do Patrimônio Cultural (grátis)

O Seminário reunirá pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para discutir as dramáticas destruições do patrimônio cultural nas décadas recentes. Serão debatidas as múltiplas dimensões das perdas e dos significados do patrimônio, da gestão aos inventários, das soluções e aos significados, dos afetos e memórias, os vestígios e os fragmentos, e, finalmente as completudes e ausências das novas materialidades após as perdas.

Diante das destruições e demolições, refletiremos sobre os bens culturais, os sentidos das ausências, as identidades, afetos e valores mobilizados pelos moradores, gestores e usuários. Constroem-se caminhos de preservação, críticas às políticas vigentes e novas possibilidades de valorização.

A perspectiva do seminário é a de pensar as materialidades (nas dimensões políticas, públicas e privadas), mas também as memórias, as políticas, as estratégias e as substituições, as histórias e a construção de sentidos para as sobreposições materiais e afetivas que decorrem ou não dos processos de destruição..Evento presencialData: 26 e 27 de outubroLocal: Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo .EVENTO GRATUITO/VAGAS LIMITADAS

Inscrições até o dia 17/10 – Casa de Dona Yaya

Fonte e texto: Casa de Dona Yaya