O museu do Ipiranga é realmente um dos principais repositórios de documentos, obras de arte e patrimônio do nosso país. Entretanto, em 2013 ele iniciou um processo de reforma que ainda se mantém. Mas algumas situações podem ter deixado a reforma do Museu do Ipiranga muito interessante.
Hoje gostaríamos de falar um pouco mais do assunto, trazendo excelentes informações sobre o andamento de tudo para que em breve você possa aproveitar o espaço em seu pleno potencial.
Vamos dar uma olhada?
Acompanhe a reforma do Museu do Ipiranga
Por se tratar de um museu de datas bastante antigas, o museu do Ipiranga iniciou uma reforma pesada que já dura alguns anos.
O processo está sendo pago pela lei de incentivo à cultura e conta com várias empresas financiando o projeto por trás. Sendo uma excelente forma de captar recursos e fazer um trabalho profissional que este pedaço de história merece.
Descobertas arqueológicas
Talvez um dos fatos mais inusitados de todo o processo não seja a reforma em si, mas a situação em que vários achados arqueológicos começaram a aparecer conforme haviam escavações.
O primeiro item, bastante curioso, foi uma dentadura do século XIX, que se mostra muito bem preservada.
Assim como ela foram encontradas muitas peças de cerâmica, ossos e outros itens interessantes.
Duas moedas da época foram encontradas e possuíam um valor interessante. Assim como os responsáveis da obra encontraram frascos de remédios importados e um cachimbo americano. Tudo com data provável de mais de cem anos.
Realmente acabaram encontrando a própria história de trabalhadores de dentro do museu enquanto o reformaram.
Entretanto, isto não deve atrasar ainda mais o processo, e ele segue para se manter pronto até 2022 para celebrar o bicentenário da independência do Brasil.
Então por hoje é isso, e aí, está empolgado para fazer uma visita?
Até a próxima!