Projeto quer transformar Estação Espacial em Museu

Um grupo de entusiastas do espaço, incluindo funcionários da NASA e da Space X, teve uma ideia: transformar a Estação Espacial Internacional (ISS) em museu. Pelo menos, foi o que Greg Autry, responsável pela comunicação entre a NASA e a Casa Branca, destacou em entrevista ao jornal The Times. Esse projeto se tornou uma possibilidade com o início das vendas de passagens aéreas para o espaço por empresas como a Virgin Atlantic/Virgin Galactic.

O museu, portanto, seria parte de um “turismo espacial” que está em desenvolvimento. Inclusive, a empresa de Jeff Bezos, a Blue Origin, já realizou três voos com tripulantes a bordo que puderam testar a “experiência turística”. Já a Virgin oferece passeios de cerca de 90 minutos pela borda da Terra em uma das aeronaves. Cada ticket, no entanto, custa o equivalente a mais de dois milhões de reais!

No entanto, para que o museu aconteça, não é necessário apenas que o público chegue até ele – há algumas complicações. A estação espacial que ele ocuparia é internacional, ou seja, é necessários que diversos governos concordem com a sua transformação. Porém, a NASA planeja expandir a sua base lunar e destruir a estação no início da próxima década a fim de economizar uma quantia considerável para o governo estadunidense. Além de questões políticas e financeiras, segundo Autry, é preciso também realizar alguns ajustes para que a estação pudesse permanecer na órbita da Terra após a sua aposentadoria e “musealização”.

E aí, o que você acha de ir a um museu no espaço?

Museu da Imigração oferta – Oficina de Minibarista | Com Hallyson Ramos do Museu do Café

Casa Guilherme de Almeida convida: Narrativas Guarani em Escuta (grátis)