Projeto disponibiliza coletânea de músicas indígenas para download gratuito

Intitulado “A Música das Cachoeiras”, o projeto desenvolvido pelo grupo Cauxi Produtora Cultural, disponibilizou gratuitamente cerca de 4 horas de musicas típicas das tribos indígenas das etnias Baniwa, Wapichana, Macuxi e Taurepang no SoundCloud.

Motivados em reviver as expedições que o etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg realizou nas comunidades do Alto Rio Negro e na região do Monte Roraima entre 1903 e 1913, uma equipe formada por músicos, fotógrafos, produtores e antropólogos iniciou a viagem pelas mesmas áreas entre janeiro e junho de 2013. Esta nova experiência reuniu aproximadamente 80 faixas que compõem uma rica coletânea musical das comunidades indígenas atuais.

“Pudemos aprender nuances da língua e da cultura dos povos que tivemos oportunidade de conhecer. Por meio da música figurativa, cantada, também percebemos a língua indígena viva no seio de um Brasil distante”, explicou Agenor Vasconcelos, coordenador do projeto, em entrevista ao Amazônia Real. “Mas não havia intervenção direta. Sempre estávamos preocupados em possibilitar uma gravação profissional independente das condições de trabalho. Os resultados são maravilhosos e divertidos”, afirmou Vasconcelos.

Museu da Língua Portuguesa-Vaga Técnico

A arte das mixtapes

2 Comments

• Boa tarde, trabalho lindo, importante enquanto registro e difusão de nossa cultura tão diversificada. Como representante de uma rádio comunitária do extremo sul, agradeço.
    Karla

• Adorei os cantos, recolhi alguns para fazer um video divulgando no meu canal do youtube (Jardim da Luz) tão importante registro, farei com carinho, hoje tão somente como apresentação, futuramente pretendo conhecer mais da cultura amazônica para poder fazer algo mais profundo. Agradeço muito