Plano de Aula – Museu Casa Fritz Alt

Faculdade: PUC-PR

Museu: Fritz Alt, Joinville

Habilidades da BNCC: Conhecendo e reconhecendo influências artísticas regionais

Nome do Plano: Esculpindo o Caminho.

Série: Ensino Fundamental 2

Recursos necessários: Máquina fotográfica (opcional).

Foto de Divulgação Museu Casa Fritz Alt

Duração: 1 aula

Objetivo específico: Conhecimento do artista, de suas obras e introdução à modelagem.

Desenvolvimento:

Realizar o registro fotográfico dos trabalhos de Fritz Alt expostos pela cidade de Joinville, tais como o Monumento do Imigrante na Praça da Bandeira, os murais em pastilha de mosaico localizados na Biblioteca Pública e no edifício do SESI, também o busto Dona Francisca e os monumentos de Getúlio Vargas e de João Colin.

Ao chegar ao museu, deve-se realizar a observação da antiga residência do escultor alemão, construída na década de 1940. Sua localização privilegiada permite uma vista panorâmica da cidade e uma integração com a paisagem natural do Morro do Boa Vista.

Além da belíssima paisagem, no local, os alunos terão a oportunidade de conhecer espaços expositivos e obras de arte em diversos materiais, móveis e objetos de uso pessoal do escultor alemão Fritz Alt, sendo essa uma visita guiada pelos monitores da instituição. Após o final da visitação, os alunos  serão convidados para participar de uma aula de modelagem de argila no espaço complementar do Museu.

Plano de Aula Museu Nacional

Saiba quais Museus e Centros Culturais já estão em funcionamento na Cidade de São Paulo