AUTORA: Jocélia Santana Barreto
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL: ANTROPOLOGIA
FACULDADE: UNICAMP
MUSEU: Museu Afro Brasil
HABILIDADES DA BNCC: Identificar a importância de personalidades afrodescentes para a formação cultural e histórica do Brasil; estímulo ao pensamento crítico sobre a prática da discriminação e do racismo nas artes, na cultura, nos costumes e cotidiano do Brasil.
NOME DO PLANO: Você sabe de quem estou falando?
SÉRIE: Ensino Médio
RECURSOS NECESSÁRIOS: internet, tablet, computador, smartphone, lápis, borracha, canetas, celulares, microfones.
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Discussões e questionamentos sobre os conceitos de racismo, discriminação, etnia e atuação do indivíduo na sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
Primeira Aula:
Inicialmente os alunos deverão visitar o site do Museu AFRO e identificar personalidades afrodescentes que foram importantes para a formação da história e da cultura do povo brasileiro. Além disso, cada aluno deverá escolher alguma personalidade afrodescente contemporânea do seu bairro ou cidade local que é atuante em alguma área e mostrar a importância do trabalho desse indivíduo na comunidade e sociedade como um todo.
Segunda parte – em sala de aula:
Os alunos serão divididos em 4 equipes e cada uma deverá escolher uma dessas tarefas listadas abaixo:
A) Um Podcast sobre personalidade afrodescente contemporânea do seu bairro ou cidade com a participação dessa personalidade
B) Um documentário,
C) infográficos com gifs,
D) Memes juntamente com perguntas a serem respondidas pelos seguidores que também serão a unidade escolar.
Mini Currículo
Curso: Documentação de Acervo Museológico
Entidade: Escola Nacional de Administração Pública – Escola Virtual do Governo
Curso: Ciências Sociais Modalidade Antropologia
Entidade: Unicamp
REFERÊNCIAS;
http://www.museus.art.br/historia.htm