Pina Contemporânea: novo espaço será inaugurado em novembro

A Pinacoteca de São Paulo está prestes a se tornar um dos maiores museus de arte da América Latina no que diz respeito à área e capacidade de público. Isso se deve ao recente anúncio do Governo do Estado de São Paulo sobre um novo edifício. O complexo, que já conta com a Pinacoteca Luz e com a Pinacoteca Estação, vai ganhar, em novembro deste ano, o Pinacoteca Contemporânea. Assim, o espaço vai receber duas galerias expositivas e um centro para atividades socioeducativas. Também vai contar com restaurante, loja e espaços comuns. Além disso, a Biblioteca, que atualmente está na Pina Estação, irá para lá quando as obras se encerrarem. Por fim, o Jardim da Arte será o responsável por ligar o Pina Luz ao Pina Contemporânea.

Existem, no terreno, dois blocos arquitetônicos que farão parte da estrutura e que formarão, entre eles, uma grande praça pública coberta com 1.339m². Dessa forma, os dois pavilhões passarão por restaurações e terão um subsolo e um mezanino. O projeto é do escritório Arquitetos Associados, de Belo Horizonte, e de Silvo Oksman. A empresa tem vasta experiência em projeto de galerias. Foi responsável por pavilhões em Inhotim e também pela curadoria do Pavilhão do Brasil na última Bienal de Arquitetura de Veneza.

Com orçamento de R$ 85 milhões, a construção será custeada parte pelo Governo de São Paulo e parte pela iniciativa privada. O objetivo principal com a construção do novo espaço é fortalecer o eixo cultural da região central da cidade de São Paulo.

Novo espaço de cultura

Sendo assim, a intenção do projeto é criar um novo espaço que atenda às demandas museais do século XXI, No entanto, ele deve ser amigável, inclusivo, acessível e integrado aos demais espaços do complexo. Assim, de acordo com Jochen Volz, “com as novas galerias, o museu terá mais espaço e flexibilidade para expor as mais de 10 mil obras da sua coleção, inclusive aquelas de grande porte. Além de receber obras de artistas internacionais, reafirmando a missão da Pinacoteca de ser um museu de arte brasileira em diálogo com as culturas do mundo”.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Caso queira ver mais imagens do projeto, você pode visitar uma das varandas da Pinacoteca Luz. Então, aponte o celular na direção indicada para ver, por realidade aumentada, o novo edifício.

Read Previous

Edital de seleção de exposições da Fundação Cultural BADESC

Read Next

Japan House oferta oficina gratuita de composição de pétalas de papel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.