A Pinacoteca de São Paulo está prestes a se tornar um dos maiores museus de arte da América Latina no que diz respeito à área e capacidade de público. Isso se deve ao recente anúncio do Governo do Estado de São Paulo sobre um novo edifício. O complexo, que já conta com a Pinacoteca Luz e com a Pinacoteca Estação, vai ganhar, em novembro deste ano, o Pinacoteca Contemporânea. Assim, o espaço vai receber duas galerias expositivas e um centro para atividades socioeducativas. Também vai contar com restaurante, loja e espaços comuns. Além disso, a Biblioteca, que atualmente está na Pina Estação, irá para lá quando as obras se encerrarem. Por fim, o Jardim da Arte será o responsável por ligar o Pina Luz ao Pina Contemporânea.
Existem, no terreno, dois blocos arquitetônicos que farão parte da estrutura e que formarão, entre eles, uma grande praça pública coberta com 1.339m². Dessa forma, os dois pavilhões passarão por restaurações e terão um subsolo e um mezanino. O projeto é do escritório Arquitetos Associados, de Belo Horizonte, e de Silvo Oksman. A empresa tem vasta experiência em projeto de galerias. Foi responsável por pavilhões em Inhotim e também pela curadoria do Pavilhão do Brasil na última Bienal de Arquitetura de Veneza.
Com orçamento de R$ 85 milhões, a construção será custeada parte pelo Governo de São Paulo e parte pela iniciativa privada. O objetivo principal com a construção do novo espaço é fortalecer o eixo cultural da região central da cidade de São Paulo.
Novo espaço de cultura
Sendo assim, a intenção do projeto é criar um novo espaço que atenda às demandas museais do século XXI, No entanto, ele deve ser amigável, inclusivo, acessível e integrado aos demais espaços do complexo. Assim, de acordo com Jochen Volz, “com as novas galerias, o museu terá mais espaço e flexibilidade para expor as mais de 10 mil obras da sua coleção, inclusive aquelas de grande porte. Além de receber obras de artistas internacionais, reafirmando a missão da Pinacoteca de ser um museu de arte brasileira em diálogo com as culturas do mundo”.
Caso queira ver mais imagens do projeto, você pode visitar uma das varandas da Pinacoteca Luz. Então, aponte o celular na direção indicada para ver, por realidade aumentada, o novo edifício.