Palestra sobre Miguel Alandia Pantoja no Museu Nacional de Arte- GRÁTIS

No dia 18 de julho o PED- Programa de Estudos Descoloniais em Artes convida para uma nova sessão do PEDDiálogos intitulada “Corpos e Territórios como protagonistas. Evocando a Miguel Alandia Pantoja”, encontro que contará com a participação de Daniela Dionizio (UNIFESP), Javier del Carpio S. artista muralista e Daniela Franco (Univeridad de Tarapaca, que iram dialogando e circulando a palavra, a opnião e as percepcões a respeito da produção estética de Alandia Pantoja.

Para quem está na Bolívia, o encontro se dará de forma presencial na sala Díez de Medina, do Museo Nacional del Arte, localizado em La Paz, às 19 horas. Para quem está no Brasil poderá acompanhar uma transmissão ao vivo pela página do museu no facebook às 20h do horário de Brasília, pelo LINK.

PALESTRANTES

Daniela Franco Pinto candidata a Dr. em História pela Universidad del Tarapacá. É licenciada em Psicologia com menção em Psicanálise (Universidad Católica Boliviana). Egressa da carreira de Filosofía (Universidad Mayor de San Andrés).
Trabalhou como pesquisadora no Museu Nacional de Arte da Bolívia e no Centro Centro de Investigação Social da Vicepresidencia do Estado Plurinacional. Sua área de especialização é História Política dos movimentos sociais e manifestações artísticas contra-hegemônicas (Séculos XX e XXI). Entre suas últimas publicações em co-autoria estão os livros: “Creadoras. Mujeres artistas en Bolivia” (2024) y “David Crespo Gastelú. El pintor del altiplano 1904-1947” (2022), ambos publicados pela Fundação Cultural do Banco Central de Bolívia.

Daniela Dionizio, doutoranda e mestra em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP), especialista em História, Cultura e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em diversos museus de São Paulo como Museu da Cidade, Memorial da América Latina, Caixa Cultural, Museu da Língua Portuguesa, além de desenvolver projetos dentro da área de Arqueologia de Contrato com frentes relacionadas à Educação Patrimonial pela Zanettini Arqueologia.

Javier del Carpio é artista muralista, advogado e tem seus estudos dedicados a Comunicação Social. É também pesquisador na cidade de La Paz.

SOBRE O MUSEU NACIONAL DE ARTE – MNA

história do Museu Nacional de Arte remonta à década de 1940, quando se inicia na Bolívia um movimento de revalorização do patrimônio cultural pré-hispânico e colonial, tendo à frente o pintor indigenista Cecilio Guzmán de Rojas.

Fonte: MNA

Read Previous

Inscrições abertas para mestrado e Doutorado em Universidades Públicas

Read Next

Vaga de Assistente de Documentação- Museu do Futebol

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *