Palestra Preservação de Obras de Arte no Museu de Arte Sacra- Grátis

Fundamentos Químicos para a Perícia e Preservação de Obras de Arte sobre papel

Objetivo:
A importância da caracterização química de objetos do patrimônio é um assunto que tem se tornado cada vez mais presente na rotina de profissionais que se dedicam à investigação de obras de arte, seja do ponto de vista da preservação, por permitir melhores estratégias de conservação e restauro, seja do ponto de vista pericial em estudos de autenticidade.

Esse conhecimento pode ser acessado ao empregarmos métodos próprios da ciência Química, porém, a assertividade da investigação só poderá ser garantida a partir de uma visão interdisciplinar na interação e comunicação entre os profissionais das diferentes áreas, possibilitando maior assertividade na elaboração de quesitos e de estratégias de caracterização adequadas para a resolução dos problemas apresentados.

Na presente palestra, será oferecida uma introdução aos conceitos fundamentais da química aplicada ao estudo de obras de arte sobre papel, consideradas entre as mais desafiadoras no universo da caracterização físico-química devido à potencial fragilidade da camada pictórica, dentre outros aspectos singulares. Serão destacados os principais aspectos da composição material desse tipo específico de pintura que devem ser levados em conta quando do interesse forense e para fins de preservação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Aquarelas e Guaches: Composição Química de Tintas e de Papéis de Suporte
– Outros aglutinantes e Tintas contemporâneas em pinturas sobre papel
– Suportes Celulósicos: Tipos e Histórico Industrial do uso de aditivos na composição do papel
– Abordagens e Técnicas de caracterização Físico-Química no estudo de obras de arte sobre papel (tintas e suportes)
– Reatividade e Degradação: aspectos fundamentais na alteração cromática de tintas e de patologias do suporte celulósico

A quem se destina:
Estudantes e profissionais peritos, conservadores-restauradores, museólogos e interessados em geral.

Professora:
Dra. Isabela Sodré é Cientista do Patrimônio, com expertise na caracterização de obras de arte por métodos físico-químicos. Bacharel em Química Forense pelo Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – Ribeirão Preto; é Doutora e Mestre em Físico-Química pelo Instituto de Química da USP (IQ-USP), com Pós-Doutorado no IQ-USP, desenvolvendo o projeto “Investigação espectroquímica de bens culturais: desafios químicos, forenses e museológicos de abordagens não destrutivas”, (2018-2019) e outro no Museu do Ipiranga (Museu Paulista da USP), dedicando-se à investigação de 18 obras de arte sobre papel da coleção José Wasth Rodrigues, em pesquisa financiada pela FAPESP (2022-2024). À época da reabertura do Museu do Ipiranga, no contexto das preparações para o 2º centenário da Independência, atuou na caracterização química de 36 pinturas do óleo do eixo monumental do Museu, incluindo a obra ‘Independência ou Morte’. Tem em seu currículo experiência na análise de pinturas produzidas por técnicas diversas, como pintura mural (Palácio Nacional de Mafra, Portugal, em parceria com o laboratório HERCULES) e pinturas contemporâneas (colaborações com MAC-USP), além de frequentemente colaborar com peritos de obras de arte no estudo de pinturas sobre papel.

Data: 30 de novembro de 2024 (sábado)
Horário: 10h30
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo

Fonte e texto: Museu de Arte Sacra