Ovos fossilizados de dinossauro encontrados em São Paulo

William Nava, paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, fez um anúncio incrível no final do ano passado. Encontraram uma ninhada de ovos de dinossauro em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Os pesquisadores identificaram que o fóssil do dinossauro terópode data do período Cretáceo Superior e, portanto, tem entre 60 e 80 milhões de anos.

Os ovos fossilizados eram de pequenos dinossauros carnívoros. No entanto, os pesquisadores não encontraram outros materiais por perto, como ossos e dentes. Dessa forma, ainda não foi possível identificar a espécie ou o grupo a que pertencem.

EM 2020, também encontraram na região do sítio paleontológico do Parque dos Girassóis ossos fossilizados de crocodilos. Apesar disso, foi possível diferenciar os dois devido as suas dimensões. Ou seja, os ovos de crocodilos medem entre 6 cm por 3,5 cm, enquanto os de dinossauro medem em torno de 12 cm por 6 de largura. Além disso, segundo Nava, “ovos fossilizados de crocodilomorfos possuem a casca externa com uma textura porosa ou lisa. Já a casca dos ovos dos dinossauros carnívoros possui uma textura em forma de ondinhas. Parecem pequenas minhoquinhas onduladas, o que difere da textura do crocodilomorfo”.

Como é possível observar nas imagens divulgadas pela prefeitura de Marília, os ovos fossilizados não eclodiram. Sobre esse fato, então, William Nava comentou: “Esse é um dado interessante. Quem sabe se em um desses cinco ovos a gente tenha um embrião fossilizado. Seria super bacana, algo inédito pro Brasil”. Realmente, já pensou? Um embrião de dinossauro fossilizado no interior de São Paulo!

Fonte: Prefeitura de Marília

65 lugares para visitar em SP uma vez na vida

Museu da Energia tem programação especial para as férias

One Comment

• Já pensei nisso futuramente acha o ovo com embrião e tentar fazer ele voltar no nosso mundo ,a muitas possibilidades mesmos com muitos anos .