Oficina Cultural Alfredo Volpi convida: exposição de maquiagem corporal – obras modernistas (grátis)

Exposição que reproduz obras modernistas a partir de maquiagem corporal chega à Oficina Cultural Alfredo Volpi

A exposição “Passeio: Arte na Pele” foi criada pela maquiadora e artista plástica Louise Helène, em parceria com o fotógrafo Cléber Corrêa. A inspiração veio durante a pandemia, quando Louise estava lendo livros sobre história da arte, e resolveu experimentar reproduzir algumas de suas obras preferidas, por meio da maquiagem e na sua própria pele.

Ao gostar do resultado, Cléber Corrêa começou a fazer registros fotográficos e a experimentação artística da dupla deu origem a uma mostra que ficará exposta na Oficina Cultural Alfredo Volpi até 26 de agosto, às terças e quintas, das 10h às 21h30, e às sextas e sábados, das 10h às 18h.

A unidade Alfredo Volpi é o terceiro local a receber a exposição, mas o único que delimitou o recorte exclusivo de trabalhos que remetem às releituras de obras modernistas. Assim, o equipamento do programa Oficinas Culturais localizado em Itaquera, zona leste de São Paulo, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna, movimento artístico do qual Alfredo Volpi fez parte.

Serão mais de 15 fotografias de rostos e corpos pintados com base em obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, entre outros. Além disso, na sexta-feira, dia 22 de julho, Louise e Cléber irão realizar uma performance ao vivo, das 14h às 15h, na Oficina Cultural Alfredo Volpi, que poderá, também, ser vista pelo Instagram das Oficinas Culturais. Neste evento, Louise vai reproduzir em si mesma a obra “A estudante russa”, de Anita Malfatti e, depois, será fotografada por Cléber.

Para Louise, a performance será uma forma de honrar a história da pintora modernista que tanto admira. “Anita foi além dos padrões da época e, por isso, foi muito criticada. Mesmo assim, ela deixou um legado artístico extremamente importante para o Brasil”, relata. Tanto a performance quanto a exposição são livres para todos os públicos e não necessitam de inscrições prévias.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi faz parte do programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis. Confira a programação completa das unidades aqui.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “PASSEIO: ARTE NA PELE” – MODERNISMO BRASILEIRO

Coordenação: Louise Helène e Cleber Corrêa

12/07 a 26/08 – Terças às quintas-feiras das 10h às 21h30| Sextas e Sábados das 10h às 18h

Faixa Etária: Livre

PERFORMANCE EXPOSIÇÃO “PASSEIO: ARTE NA PELE” – MODERNISMO BRASILEIRO

Coordenação: Louise Helène e Cleber Corrêa

22/7 — sexta-feira – 14h às 15h

Presencial e online: Instagram Oficinas Culturais

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30| Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Oficina Cultural Alfredo Volpi oferta: Oficina Trançando Mukunã (grátis)

Museu Casa de Portinari oferta: Oficina de Peteca (grátis)