O que são Museus Universitários?

Você sabe o que são Museus Universitários? Então, nós do Click Museus entendemos a importância destas instituições e resolvemos ajudar você a entender um pouco mais do tema através desta postagem.

Colocaremos aqui todos os pontos sobre o assunto para você ficar por dentro. Vamos conferir?

O que são Museus Universitários?

Por mais que este seja um tema bastante novo, a grande verdade é que museus universitários são, de fato, museus que são mantidos por uma faculdade com o objetivo de colecionar e preservar patrimônio de sua história.

No caso, não estamos falando de instituições mantidas somente por funcionários e verbas, mas sim uma opção de guardar, de maneira segura e catalogada, o patrimônio histórico daquela universidade.

Tudo é feito como parte do pilar de ensino-pesquisa-extensão. Garantindo aos alunos que tenham condições de entender melhor o processo e ter acesso a conteúdos que sejam relevantes para suas pesquisas.

Mas para realmente entender o que são museus universitários é interessante também dar uma olhada nas opções que nós já temos dentro do nosso país.

Sendo as principais:

Museu Universitário Puc Campinas

Criado em 1958, este é um espaço de preservação de conhecimento e patrimônio que guardam acervos relacionados a:

• Antropologia|Etnologia;
  • Arqueologia;
  • Cultura Popular;
  • Japão Pré-Industrial;
  • História em geral.

MArquE – UFSC

O MArquE, ou Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina, também é uma grande expressão deste movimento.

Traz um acervo incrível e várias atividades, onde muitas são expostas de maneira virtual.

MAC – USP

Este é mais um dos vários institutos mantidos pela Universidade de São Paulo, sendo focado na arte contemporânea. Está de pé desde a década de 60 e consiste das mais variadas obras, dos mais notáveis artistas entre eles:

• Anita Malfatti;
  • Di Cavalcante;
  • Chagal;
  • Tarsila do Amaral;
  • Picasso;
  • Hélio Oiticica;
  • Portinari.

Então por hoje é isso, nós esperamos ter explicado corretamente o que são museus universitários. Mas se você ainda tem alguma dúvida, então é só entrar em contato pelos comentários, ok?

Até a próxima!

Conheça a Artista Carla Souza