Você provavelmente já deve ter ouvido falar de vários tipos de museus e exposições que podem ser encontradas ao redor do mundo. Entretanto, você já ouviu falar de Museus Tecnológicos?
Hoje no Click Museus vamos explicar para você o que são Museus Tecnológicos e como eles podem auxiliar na preservação da história e ao mesmo tempo democratizar o conhecimento.
Vamos conferir?
O que são Museus Tecnológicos?
É inegável que as últimas décadas foram marcadas por uma explosão de novidades tecnológicas. Embora muitas pessoas tenham ficado em dúvida se museus seriam coisa do passado, a verdade é que eles somente melhoraram seus acessos.
Então, o conceito de museus tecnológicos pode aderir a dois tipos diferentes de visão sobre o que é um museu.
Nos museus físicos tradicionais, grande parte de seu acervo e mesmo rotina de trabalho se tornaram totalmente virtualizados. Desde aplicativos de bancos de dados para armazenar informações de maneira intuitiva e rápida, até mesmo programações e tours disponíveis através da internet.
A pandemia recente colocou a maioria das instituições à prova devido às exigências de distanciamento social. Por isso, ações que eram feitas online acabaram por simplesmente se tornarem o único acesso.
Entretanto, é possível dizer que hoje contamos com museus virtuais. Opções que se baseiam totalmente na internet, sem um prédio físico. Seus acervos são constituídos de imagens, sons e vídeos.
A grande vantagem é que este tipo de exposição acaba por entregar uma democratização extrema da cultura. Pois basta ter um dispositivo com acesso à internet para poder desfrutar de tudo o que está sendo exposto.
Algo que mostra como movimentos, como a Nova Museologia, acabam impactando a sociedade de uma maneira integral.
Então é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis para que você tenha entendido o que são Museus Tecnológicos. Entretanto, estamos à disposição para responder qualquer pergunta nos comentários abaixo.
Até a próxima!
Foto de Capa: Foto de divulgação do Museu do Futebol
Comentários